Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ação de primeira linha

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/05/2020 às 20:44 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é uma ação de primeira linha?

No mercado de capitais, existe uma grande variedade de empresas nas quais podemos investir. Assim, elas costumam ser divididas em algumas categorias — uma delas é o que chamamos de ação de primeira linha.

Esse grupo de papéis envolve as companhias de maior porte da Bolsa de Valores. Elas são conhecidas como blue chips e, pelo seu porte, transmitem grande segurança ao investidor. É bem comum também que elas pertençam ao grupo de empresas "too big to fail" ("grande demais para quebrar", em Português).

Quais são as características das ações de primeira linha?

Como apenas grandes empresas são consideradas como ações de primeira linha, esse grupo de papéis apresenta algumas características comuns aos investidores em geral.

Em primeiro lugar, como já mencionamos, elas oferecem certa segurança. São empresas gigantescas, normalmente muito conhecidas até por quem não acompanha o mercado financeiro, oferecendo mais visibilidade.

Em segundo lugar, como consequência disso, temos uma grande liquidez. Pelo fato das companhias serem muito conhecidas, elas também são muito negociadas. Sendo assim, é difícil que uma operação financeira encontre algum tipo de gap de preços ao tentar negociar seus papéis.

Outra característica comum para uma ação de primeira linha é a presença no Ibovespa. O índice com as empresas mais negociadas do Brasil acaba envolvendo boa parte destas companhias.

Por fim, ainda podemos mencionar outras características comuns de negócios de primeira linha como alto valor de mercado, governança corporativa de bom nível, liderança de market share e forte geração de caixa.

Investir em ação de primeira linha é seguro?

Uma das dúvidas mais comuns, especialmente entre iniciantes, é se investir em ações de grande porte é seguro. E, neste caso, precisamos dividir a resposta em duas partes.

Inicialmente, sim, as blue chips são as empresas mais confiáveis justamente pelo seu tamanho de mercado. Sendo assim, você tem a segurança de ter bons negócios, com boa capacidade de gerar lucro e com ótimos índices de liquidez.

No entanto, esse tipo de segurança não pode ser confundida como sinônimo de "zero risco". Vale lembrar um dos melhores exemplos disso que foi a enorme desvalorização da Petrobrás após a revelação de alguns escândalos de corrupção.

O que queremos dizer com isso é que uma ação de primeira linha representa sim um papel de menor volatilidade. No entanto, assim como todos os ativos de renda variável, sempre haverá o risco da oscilação do preço — algo que pode acontecer tanto para cima (gerando lucro), como para baixo (gerando prejuízo).

Exemplo de empresas de primeira linha

Ficou curioso com as possíveis empresas com as características que mencionamos neste artigo para investir? Para finalizar, vamos apresentar então alguns exemplos de ação de primeira linha na Bolsa de Valores do Brasil, a B3.

  • Ambev: muitas pessoas podem não conhecer a Ambev (embora seja difícil não ter escutado falar da empresa), mas os seus produtos são amplamente consumidos pelos brasileiros. Skol, Brahma, Guaraná Antarctica e Budweiser são exemplos disso;
  • Banco do Brasil: outro excelente exemplo de ação de primeira linha. É um dos principais bancos brasileiros e oferece a segurança de ter o governo por trás em períodos de crise econômica;
  • Itaú: o Ibovespa é concentrado atualmente no segmento financeiro, com o Banco Itaú levantando a bandeira dos bancos privados. É o grande destaque nacional e possui excelentes índices de rentabilidade;
  • Petrobrás: já mencionamos a Petrobrás ao longo de texto. Recentemente, a companhia passou por grande reformulação após os escândalos, revelando o lado negativo de negócios estatais: o risco de uso político e prática de corrupção.

Lembrando ainda que esse não é um conceito exclusivo do Brasil. Ao redor do planeta existem diferentes exemplos de ações de primeira linha como Apple, Google, Coca-Cola, Amazon e PepsiCo, por exemplo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados