Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Cap

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/03/2021 às 13:31 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Cap?

O Cap é um limite de taxa de juros que ocorre em um produto de crédito que tenha a taxa variável. Ele é a taxa mais alta possível que um mutuário pode ter que pagar e, além disso, a maior que um credor pode ganhar. Os seus termos em relação a essas taxas serão descritos em um prospecto de investimento ou em um contrato de empréstimo.

Outro ponto de destaque do Cap é que ele pode ser considerado como um aspecto importante dos termos em um produto em que o crédito é variável. Sendo assim, muitos investidores escolhem os produtos com esse tipo de taxa para poder aproveitar as mudanças nas taxas referentes aos juros do mercado.

Um Cap também pode auxiliar no estabelecimento de um limite para os juros que um mutuário deverá pagar e quanto um credor poderá ganhar. Os tipos mais comuns de produtos de taxas de juros limitadas nessas transações podem incluir os títulos de taxa flutuante ou hipotecas de taxa ajustável (as ARMs, em inglês).

Como um Cap funciona?

O Cap funciona como uma proteção ao consumidor que limita o valor que uma taxa de juros pode alterar ao longo do prazo do empréstimo — ou em um intervalo de ajuste. Se o limite por período for, por exemplo, 1% e a taxa atual for de 7%, a taxa de juros recém-ajustada não poderá ser inferior a 6% sequer superior a 8%.

Em alguns casos, os credores podem querer estruturar uma oferta de títulos de taxa variável que conte com um teto de taxa de juros — que, nesse caso, servirá para beneficiar o emissor do título, já que ajuda no limite do seu custo de capital quando as taxas de juros sobem. Para investidores, por sua vez, o limite de taxa limitará o retorno de um título a um nível específico.

Geralmente, produtos de títulos que contam com taxas flutuantes não são afetados pelos mecanismos padrão de precificação de mercado quando as taxas aumentam. Isso acontece porque seus níveis de taxa de juros não são fixos. Se um título tiver um teto de taxa de juros, porém, o Cap pode afetar o preço do mercado secundário adversamente quando for atingido, o que diminui o valor de negociação.

Qual é a diferença entre Cap e Floor?

Todo produto de taxa de juros variável pode apresentar um teto em um piso (ou um Cap e um Floor). O primeiro limitará os juros que um emissor de títulos ou devedor paga em um ambiente de taxas crescentes e, assim, define um nível máximo de retorno para o investidor ou o credor da situação.

Já o Floor (ou piso) define o nível básico de juros que um mutuário deve pagar e que um credor ou investidor pode esperar ganhar. Isso os beneficia em um ambiente de taxas decrescentes. No entanto, limitar o nível dessa base de juros exige que o mutuário pague uma taxa de juros mínima especificada — mesmo nos casos em que a taxa de mercado em exercício no momento é mais baixa.

Como seria um exemplo de Cap e suas vantagens?

Vamos supor que um mutuário que paga determinada taxa de um empréstimo pode se proteger contra um aumento das taxas ao comprar um teto de 2.5%. Caso a taxa de juros exceda esse limite, o pagamento não poderá ultrapassá-lo durante um determinado período do pagamento.

Sendo assim, esse limite específico oferece uma das suas maiores vantagens, que é a flexibilidade. Isso porque ele permite que os compradores ajustem seus limites com base na sua visão pessoal de taxa de juros, requisitos de fluxo de caixa e de cobertura.

Outro benefício do Cap, para finalizar, é a sua certeza. Quem o utiliza pode gerenciar sua exposição à taxa de juros ao travar uma taxa de exercício como forma de proteção contra o saldo não liquidado até a taxa de exercício acordada previamente.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados