Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Capacidade Instalada

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/10/2020 às 17:17 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Capacidade Instalada?

Capacidade Instalada é um indicador que se refere à produtividade das empresas, especialmente das indústrias. Esse indicador relaciona o nível de atividade produtiva atual da empresa com seu potencial máximo de produção.

Entendendo a Capacidade Instalada

Para as empresas, produtividade é um elemento fundamental e há vários indicadores que permitem avaliá-la. Um deles é o indicador de capacidade instalada, que determina a relação entre o quanto a empresa está produzindo e o máximo que ela pode produzir. 

Vamos usar um exemplo.

Suponha que a metalúrgica fictícia ABC Metais tem capacidade máxima para a produção de 100.000 chapas de metal por dia. Atualmente, ela produz, em média, 80.000 chapas de metal por dia.

Assim, a capacidade instalada da ABC Metais corresponde à relação entre os 80.000 que ela produz e os 100.000 que ela pode produzir. O resultado é uma capacidade instalada de 80%. 

Embora o conceito seja simples, o cálculo desse indicador só pode ser realizado com precisão se a empresa tiver informações adequadas sobre seu nível de atividade produtiva atual e seu potencial máximo de produção.

Por exemplo, ela precisa saber quantas unidades suas máquinas conseguem produzir por hora e quantas horas elas passam ativas por dia. Tempo ocioso devido a manutenções é outro exemplo de fator que precisa ser considerado. 

Por que a Capacidade Instalada é importante?

Assim como outros indicadores, ela é importante porque ela permite tomar decisões para melhorar os resultados da empresa em curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, se a capacidade instalada revelar que a empresa só produz o equivalente a 50% do seu potencial máximo, isso mostra que ela está desperdiçando a possibilidade de dobrar sua produção e aumentar significativamente as vendas, a receita e o lucro.

Assim, os gestores devem usar essa informação para decidir se vão aumentar a capacidade instalada e qual será o nível desse aumento.

É importante ter em mente, no entanto, que ela, por si só, não traz informações suficientes para uma tomada de decisão segura. Esse indicador deve ser empregado em conjunto com outros.

Aproveitando o exemplo anterior, uma capacidade instalada de 50% indica perda de oportunidade para vender mais. Porém, se a demanda do mercado está baixa – algo que indicadores de marketing podem revelar –, não faz sentido aumentar a capacidade instalada. Com uma decisão precipitada, a empresa vai acabar com estoque encalhado e perdendo dinheiro.

Como aumentar a Capacidade Instalada de uma empresa?

Se os gestores decidirem que é necessário e vantajoso aumentar a capacidade instalada da empresa, existem alguns passos importantes para atingir esse objetivo.

O primeiro passo é estabelecer uma nova meta para a capacidade instalada. Essa meta deve ser compatível com a demanda do mercado, de modo que a produção adicional possa ser absorvida e trazer resultados concretos para o negócio.

O segundo passo é identificar quais são os problemas que podem estar prejudicando o nível de atividade produtiva atual da empresa. Entre os mais comuns, temos (1) maquinário em más condições, que precisa ser colocado em manutenção com frequência, (2) irregularidade no recebimento de insumos e (3) falta de pessoal para manter a linha de produção funcionando por mais tempo.

O terceiro passo é encontrar maneiras de elevar o potencial máximo de produção da empresa. Algumas alternativas são (1) adquirir maquinário mais moderno e potente, (2) ampliar a planta e (3) terceirizar o processo produtivo ou partes dele.

Outro ponto importante é que, quando uma empresa decide ampliar sua capacidade instalada, via de regra, ela precisa de capital que não está imediatamente disponível. Por isso, pode buscar alternativas como a emissão de ações ou debêntures, a fim de captar recursos financeiros junto a investidores.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados