Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito Adesão

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/10/2019 às 20:49 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Efeito Adesão?

O Efeito Adesão (também chamado de Efeito de Bandwagon) é uma tendência mental dos seres humanos de, ao fazer uma escolha, se amparar na decisão tomada pela maioria das pessoas ao seu redor, ao invés de buscar fundamentos racionais para isso.

Essa é uma propensão comum a todos os animais. Se membros da sua espécie correm desgovernados em uma direção, dificilmente um bicho vai se atrever a correr no sentido contrário. Por que? Porque como todos compartilham um senso comum de sobrevivência, possuindo os mesmos predadores e riscos, se a manada foge de algo, esse algo também te ameaça individualmente.

O mesmo não acontece com animais diferentes, em geral - ou, pelo menos, não com igual facilidade. A razão é que o que aterroriza uma formiga ou um ratinho dificilmente afeta um elefante. 

E diante disso surge outra característica do efeito adesão: ao tomar uma decisão, nos apoiamos em pessoas que estão passando ou passaram pelo mesmo dilema. Ou seja, se somos formigas, consultamos outras formigas.

Na prática, isso significa que, se estamos comprando um sabão em pó, buscamos perceber o que outros compradores de sabão em pó estão levando no carrinho.

Se estamos investindo na Bolsa de Valores, nos atentamos para quais ações outros investidores estão comprando ou vendendo.

Não consultamos consumidores de sabão em pó para investir na Bolsa e vice-versa.

No entanto, embora pareça coerente consultar grupos semelhantes a nós e confiar em seus julgamentos, por vezes acabamos optando pela opção que não necessariamente é a melhor.

Isso porque esse grupo semelhante também é formado por pessoas que se ampararam nas decisões de grupos semelhantes anteriores e estes, com outros ainda mais longínquos… De modo que todos agora compram, consomem e/ou investem porque outros compraram, consumiram e/ou investiram em tais itens sem nem saber o porquê.

Efeito adesão e comportamento de manada são a mesma coisa?

O efeito de adesão tem uma relação tão íntima com o comportamento de manada que, por vezes, ele é até erroneamente chamado de “Efeito Manada”.

É compreensível!

O comportamento de manada é o nome dado à um fenômeno biológico animal, quando todos os indivíduos reagem da mesma forma mesmo sem qualquer planejamento prévio.

Se você já dedicou alguns minutos a assistir um daqueles canais de TV dedicados à vida selvagem, já deve ter visto uma debandada: um grupo de búfalos ou gnus correndo desgovernados com um predador em seu encalço.

Em algum momento vemos os búfalos confabulando aonde ir? Dispostos sobre um mapa e discutindo que é melhor virar à direita, e não à esquerda, durante a fuga? Não, não e não! Eles apenas correm para a direita porque o búfalo ao seu lado está correndo para lá.

É a essa atitude de rebanho, agindo como um único corpo, que se dá o nome de comportamento de manada.

Mas o que é o efeito adesão então?

O efeito adesão se dá quando analisamos o momento de escolha de um único indivíduo. Como se congelássemos um búfalo no segundo em que ele tem que decidir para que lado “chispar”. Afinal de contas, o cérebro tem sim o poder de escolher seguir para a esquerda.

Nesse momento, assim como acontece nas heurísticas, a lógica mental segue um atalho: se todos estão indo por ali (“todos da minha espécie, com os mesmos riscos e predadores que eu”, como destacamos no primeiro tópico), é melhor não questionar e ir também.

É o peso que o comportamento de manada tem que cria o efeito adesão. Eles não são a mesma coisa, mas não existem um sem o outro.

Como o Efeito Adesão interfere na sua vida financeira?

Já demos um sinal, com os nossos exemplos, de como o efeito adesão interfere na sua vida financeira - tanto como consumidor, quanto como investidor.

É ele que nos faz optar por um carro x “porque todo mundo está comprando, então deve ser bom”. Ou ir à um restaurante “porque tem mais gente nele, então a comida deve ser mais gostosa”. Ou comprar um título “porque muita gente está comprando”.

Esse último é ainda mais perigoso, pois explica como as tendências de mercado nem sempre são bem-fundamentadas e o porquê da antifragilidade ser um atributo tão raro entre os investidores.

Para driblar o efeito adesão, nesse caso, não há opção senão se valer de dados, estatísticas e análises externas para decidir onde investir ou o que comprar.

Até porque nem sempre os búfalos correm para o lado certo e, quando isso acontece, é bom rezar para que o retardatário na corrida não seja você.

Afinal, como os leões, o mercado financeiro também não tem muita pena de suas presas.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados