Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito da Terceira Pessoa

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:27/11/2019 às 22:21 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Efeito da Terceira Pessoa?

Efeito da Terceira Pessoa (ou ainda Third-Person Effect, conforme o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, o Efeito da Terceira Pessoa narra a nossa tendência a acreditar que os outros são mais influenciáveis, principalmente no que tange à influência midiática, do que nós mesmos somos.

Não raro discutimos como as propagandas, por exemplo, afetam as pessoas. Como o consumismo é algo disseminado explícita e implicitamente. Como as pessoas compram sem precisar, nem poder pagar, apenas porque foram atraídas por uma vitrine no shopping ou um comercial na televisão afirmando que elas apenas seriam felizes se tivessem produto x ou y.

Se você já leu os nossos artigos completos sobre viés do ponto cego, viés do ator-observador e viés egocêntrico, por exemplo, sabe que o nosso cérebro é especialista em julgar os outros, mas não tem o mesmo criticismo ao analisar a si mesmo.

Você pode até se considerar alguém autocrítico e exigente consigo mesmo, mas nem por isso está livre do Efeito da Terceira Pessoa - pelo contrário, pode ser ainda mais influenciado por ele, justamente por se ver como "imune".

Como o Efeito da Terceira Pessoa funciona?

É esse efeito que garante que gostemos tanto de falar sobre "a sociedade", "as pessoas" e "o mercado financeiro", como se fossem entidades quase que fantasmagóricas que ninguém pode ver ou tocar.

Não é você, a sua mãe, o seu parceiro ou a sua filha que não sentam na mesa de jantar sem um celular a tira colo. É "A Sociedade" que anda muito individualista.

Assim como não é você, o seu melhor amigo ou o seu chefe que trafegam acima da velocidade permitida. São "As Pessoas" que andam cada vez mais mal educadas no trânsito.

Sem falar que, mais uma vez, não é você, o seu colega de trabalho ou a sua prima que não se dedicam a estudar direitinho os investimentos antes de realizar aplicações. É "O Mercado Financeiro" que está cheio de gente despreparada.

Percebe como o Efeito da Terceira Pessoa permite que nos distanciemos do problema? "O problema é d'A Sociedade. Eu sou o João/Carolina/Roberto, eu não sou A Sociedade", é o que o seu cérebro pensa, mesmo que inconscientemente.

E é justamente aqui, nesse distanciamento, que reside o maior perigo do Efeito da Terceira Pessoa - para As Pessoas, sim, mas principalmente para você!

Como o Efeito da Terceira Pessoa interfere na sua vida financeira?

Lembra que te contamos, logo no comecinho do artigo, que a influência midiática é um dos pontos principais do Efeito da Terceira Pessoa? Isso se dá porque foi justo para entender como as pessoas se viam sob o domínio dos meios que comunicação que esse fenômeno psicológico foi descoberto e, então, estudado.

Agora imagine você discutindo com um amigo, durante um almoço, como o Natal é apenas uma data comercial e as lojas apenas se importam em vender mais e mais coisas que as pessoas não precisam.

Almoço encerrado, você passa em frente a uma loja de roupas com uma coleção nova. Sapatos também estão belamente dispostos em uma área própria. Campanhas com modelos estão espalhados por todos os lados e você pensa em como eles(as) são lindos(as) - "eles(as) parecem tão confiantes!".

Assim, você compra uma calça, duas camisas e um sapato novo. A sua intenção era comprar apenas a camiseta que te chamou atenção na vitrine, mas se deixou levar pela atmosfera.

Cá entre nós, não foi você tão influenciado quanto as pessoas que gastam rios de dinheiro com decorações de Natal e presentes de Amigo Secreto?

Quando não somos capazes de perceber isso, perdemos a capacidade de nos proteger e tomar decisões melhores para o nosso bolso. É entender que o mesmo que acontece com as gastadores tomados pelo espírito natalino te acontece o ano todo e, por mais de uma vez, você comprou algo que não precisava influenciado pelo vendedor.

Do contrário, é um eterno jogo de "O problema é d'A Sociedade. Eu sou o João/Carolina/Roberto, eu não sou A Sociedade". E independentemente do seu nome, o dinheiro vai mesmo para uma "Terceira Pessoa": no caso, uma que domine esse efeito melhor do que você.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados