Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito de Espaçamento

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/12/2019 às 22:18 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Efeito de Espaçamento? 

Efeito de Espaçamento (ou ainda Spacing Effect, conforme o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, o Efeito de Espaçamento caracteriza o fenômeno psicológico segundo o qual nós, como seres humanos, temos a tendência a vincular o nosso aprendizado à frequência com que somos expostos a uma informação, ao longo de um espaçado período de tempo.

Se essa definição não é totalmente clara para você, saiba que o Efeito de Espaçamento esteve presente em toda a sua vida - em especial, na acadêmica. Em provas que exigem longos períodos de estudo, como vestibulares e concursos, os estudantes têm que "se virar" para estudar um conteúdo em janeiro e lembrá-lo em outubro.

Para tanto, diversos métodos o incentivam a usar o Efeito de Espaçamento a seu favor. Deixaremos, contudo, essa abordagem para o último tópico. Agora, vamos entender como ele funciona e o porquê dele ser tão importante para o seu cérebro. Vamos lá?!

Como o Efeito de Espaçamento funciona? 

Se você já leu algum dos nossos artigos sobre os vieses cognitivos ligados à memória (criptomnésia, viés da emoção desbotada, viés de negatividade, deve estar bem familiarizado com o seu funcionamento e importância para a sobrevivência.

Se não, nós explicamos. Segundo pesquisas, a memória tem uma limitação intrínseca: ou seja, os limites de quanta informação podemos armazenar é definida por nós mesmos. Não é um mero botão de "lembre-se de tudo", mas um processo contínuo de aprimoramento, como dominado pelas pessoas que, mesmo sem nenhuma estrutura neurológica especial, se treinam para ter uma memória excepcional.

Mas falando de modo geral, o cérebro conta a todo momento com dois filtros. Um, determinando no que vamos prestar atenção, nesse mundo cheio de estímulos que nos cerca (oi, viés atencional!). Outro, definindo o que, dentro tudo que já armazenamos, merece continuar guardado e o que merece ser lançado no limbo do esquecimento.

Nos seus estudos, por exemplo, o primeiro é o que te faz focar nas palavras escritas no livro e não no barulho do seu coração batendo (que dá sim para ouvir em silêncio), nas cores da capa ou na sensação do tecido na sua pele. O segundo, é o que te ajuda a lembrar daquela fórmula depois.

Essa "limpeza" é essencial para a higienização da mente, que se dá durante o sono. É o que garante que ela funcione bem e não fique "entulhada" pela lembrança de cada espirro que você já deu na vida.

Para definir o que fica e o que é esquecido, o cérebro conta com dois pesos essenciais: a repetição e o impacto emocional.

Você pode ter visto a sua avó apenas uma vez durante a sua infância, mas foi algo tão impactante que te marcou para sempre. Ou então pode ter ouvido tantas vezes uma música que até já a decorou.

O Efeito de Espaçamento está mais alinhamento com esse último caso e, embora seja um dos responsáveis por lembrarmos de canções mais do que de certos dados importantes, ele também pode representar uma vantagem na sua vida financeira.

Veja o porquê:

Como usar o Efeito de Espaçamento a seu favor na sua vida financeira? 

Estudar sobre investimentos pode ser um "saco" para a maioria das pessoas. Não bastasse a maioria das informações disponíveis na internet ser considerada bem chata, ler e esquecer logo é outro problema a ser driblado.

Sabendo do Efeito de Espaçamento, é possível facilitar a retenção do conhecimento. Se você leu um artigo sobre juros, por exemplo, e esse é o seu primeiro contato com o tema, pode selecionar a(s) informação(ões) mais relevantes e rever no dia seguinte, por exemplo.

Para melhorar a eficiência da estratégia, vale entender como a curva de aprendizado funciona.

De qualquer forma, é possível replicar a ideia em qualquer área. Não consegue lembrar o nome de ninguém no seu trabalho? Nunca sabe informar o seu próprio número de telefone? Sempre acaba esquecendo o aniversário de alguém importante para você?

Ver, uma e outra vez, essa informação é a chave para contornar essas dificuldades. Assim, o que antes era uma barreira é agora uma oportunidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados