Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Efeito de Frequência

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/09/2019 às 14:53 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Efeito de Frequência?

O efeito de frequência (ou frequency illusion) é um fenômeno ligado ao viés atencional, sendo considerado também uma maneira de viés cognitivo.

Para explicá-lo, mais do que uma simples definição técnica, vale trazer um exemplo do dia a dia. E acredite: até hoje, você já passou por inúmeros casos de efeito de frequência.

Se você já tem um filho, deve se lembrar da ocorrência de um padrão carinhosamente conhecido como “a invasão das grávidas”. Ele nada mais é do que a ação de, após receber a confirmação da gestação, começar a ver grávidas em absolutamente todos os lugares que se frequenta. Não raro você até se pergunta de onde todas essas gestantes saíram, como num passe de mágica.

Se filhos ainda não fazem parte da sua vida, não se sinta livre do efeito de frequência. Para você, temos alguns exemplos especiais, como:

  • Começar a assistir um seriado e, nos dias seguintes, ouvir menções a ele várias vezes;
  • Aprender um conceito novo em uma pesquisa na Internet e precisar, algum tempo depois, desse mesmo conhecimento para se livrar de uma enrascada;
  • Ficar solteiro e vivenciar “a invasão dos casais” (semelhante ao caso das grávidas, mas com amantes carinhosos esfregando toda a felicidade deles na sua cara).

Como o cérebro tem uma verdadeira paixão por padrões (um “hobbie” que exploraremos no próximo tópico), ele começa a conectar esses eventos. Dentre as conclusões às quais ele chega estão as coincidências, sincronicidades e, claro, as tais “obras do destino”.

Como o Efeito de Frequência se relaciona com os outros vieses?

Também chamado de Fenômeno de Baarden-Meinhoff, o efeito de frequência tem relação especial com dois outros vieses: o viés atencional e o viés de confirmação.

Viés atencional é o nome dado à tendência humana de escolher no que prestar atenção de acordo com aspectos emocionais. Diferentemente do que pensamos, não somos tão racionais e objetivos ao escanear os elementos do nosso contexto e selecionamos especialmente aqueles que têm maior valor à emoção.

É ele que dá o empurrãozinho para que, quando andando na rua, você se atente para as grávidas. Salvo raros saltos locais de natalidade, elas sempre estiveram ali, mas nunca foram alvos da sua concentração.

Já o viés de confirmação é o que preserva o efeito de frequência. Uma vez que você se convence de que existem muito mais grávidas agora do que existiam antes, o seu cérebro começa a buscar por elementos que confirmem essa sua visão de mundo.

A partir disso, o que se dá é uma retroalimentação: o efeito de frequência acionando o viés de confirmação e o viés de confirmação perpetuando o efeito de frequência.

Sistema semelhante se dá também na composição de outros vieses que afetam a maneira como você interpreta a realidade, como é o caso do viés de negatividade e a ilusão de agrupamento. No artigo dedicado a esse último, aliás, nos aprofundamos na atração cerebral pelos padrões - vale muito a pena conferir!

Como o Efeito de Frequência afeta as suas finanças?

Se o efeito de frequência interfere na sua análise da natalidade, imagine o que ele não faz nas suas avaliações do mercado financeiro.

Um bom exemplo disso é o caso dos empresários. Imagine que você tem uma empresa e que o seu contador tenha, durante uma reunião, dito que o risco de falência é iminente.
O mais provável é que diante disso, você se torne ainda mais sensível à palavra “falência” em específico (e outros elementos ligados a ela, como “crise” e “prejuízo”).

Dessa forma, é possível que você veja esse cenário desfavorável como um fenômeno generalizado e faça projeções ainda mais negativas para o futuro econômico. Diante disso, adapta os seus investimentos para um contexto contraproducente. No entanto, quanto dessa leitura é realidade e quanto é efeito de frequência?

É uma pergunta importante de ser feita, cabendo levá-la inclusive a especialistas de sua confiança.

Isso porque, assim como não é só porque futuros papais vêm mais gestantes que o número delas no mundo cresceu, não é porque prejuízos te ameaçam de maneira individual que eles afetam a economia de igual maneira.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados