Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Factory Orders

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/04/2021 às 13:18 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Factory Orders?

Em tradução livre para o Português, o termo Factory Orders significa "Pedidos de Fábrica". Esse é o nome de um importante relatório dos Estados Unidos sobre o volume de pedidos realizados para a indústria estadunidense. O seu nome oficial é Full Report on Manufacturers Shipments, Inventories and Orders.

Os dados são calculados pelo Departamento de Comércio do Estados Unidos e reflete o aquecimento do mercado interno. Quando há aumento dos indicadores do relatório, indica um aumento de demanda e, consequentemente, uma expectativa positiva de crescimento para a economia estadunidense. O inverso também é verdadeiro.

Além disso, o relatório de Factory Orders é dividido ainda em dois grupos principais:

  • Bens duráveis: são itens e produtos que possuem alta durabilidade e não precisam ser consumidos com urgência. Além disso, as aquisições desses produtos ocorre de forma mais longa, considerando ao menos três anos de intervalo. É o caso de móveis, eletrodomésticos, veículos, entre outros;
  • Bens não duráveis: como o próprio nome sugere, representa itens e produtos com características opostas aos bens duráveis. Isto é, o consumo deve ser realizado no curto prazo e eles tendem a ser substituídos pelo consumidor com maior frequência, como é o caso de boa parte dos alimentos, roupas e até materiais de limpeza.

Como funciona o Factory Orders?

O Factory Orders é uma relatório mensal, o que significa que é reportado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos com uma periodicidade média de 30 dias. Como mencionamos anteriormente, há uma análise tanto dos bens duráveis, como também dos bens não duráveis.

O objetivo desse tipo de documento é permitir o monitoramento do mercado industrial dos EUA, bem com os índices de crescimento da demanda interna. Existem observações também sobre a expectativa para os próximos meses, algo que pode se confirmar ou não no relatório do mês subsequente.

Outra característica comum está no detalhamento que ele oferece sobre os resultados. Há um Relatório de Bens Duráveis que é compartilhado pelas autoridades com maior velocidade, mas sem tanta estratificação. Já o Factory Orders permite um maior aprofundamento sobre os resultados de cada setor industrial.

Quais dados são compartilhados no Factory Orders?

Para que isso fique mais claro, podemos dar alguns exemplos de tópicos que são abordados ao longo do relatório de Factory Orders. Pense no caso de eletrodomésticos. O Relatório de Bens Duráveis pode atribuir um crescimento a esse setor, mas é com o relatório dos "Pedidos de Fábrica" que podemos verificar o aumento de cada item de maneira específica e individual — como geladeira, fogão, congelador, entre outros.

Além desses dados sobre aumento ou queda da demanda, o Factory Orders traz também outros tipos de dados. Podemos mencionar, por exemplo, os níveis de estoques das indústrias de cada segmento ou mesmo pedidos que estão em andamento (isto é, foram solicitados, mas ainda estão em processo).

Qual é a importância do Factory Orders?

O Factory Orders é um relatório de grande importância para o cenário econômico estadunidense na medida em que demonstra o nível de desempenho das atividades industriais. Desta forma, assim como alguns indicadores que temos no Brasil, eles atuam como um bom termômetro econômico para entender se o momento é de crescimento ou não.

Se os números de pedidos estão em crescimento, isso indica um cenário mais otimista para a atividade econômica nos EUA. Assim, as empresas tendem a elevar os níveis produtivos, enquanto que os consumidores tendem a ter maior interesse em comprar os produtos.

Isso costuma se refletir em um cenário de alta nas bolsas de valores estadunidenses. No entanto, nem sempre o crescimento dos indicadores do Factory Orders deve ser considerado como positivo. O aumento de demanda, afinal, pode se refletir em maiores níveis inflacionários.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados