Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

FAPI – Fundo de Aposentadoria Programada Individual

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/10/2019 às 17:54 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é FAPI?

O FAPI — Fundo de Aposentadoria Programada Individual — é uma forma de investimento complementar utilizada como acréscimo à aposentadoria tradicional, o INSS. É um tipo de previdência privada mais antigo, que se junta às opções de VGBL e PGBL.

O FAPI é como um plano de poupança realizada por meio da compra de títulos, valores mobiliários e outros ativos permitidos. O recolhimento é de até 12% da renda bruta anual e pode ser deduzido do imposto de renda, com possibilidade de portabilidade entre instituições sem a necessidade de resgate. O investidor poderá escolher entre duas formas de de tributação, sendo elas progressiva e regressiva.

  • Progressiva: há a retenção de 15% sobre o saldo resgatado, considerado o valor aplicado total mais os rendimentos decorrentes ao investimento. Na declaração anual do IRPF, deve-se utilizar a tabela de IR vigente à época para ajustar as diferenças;
  • Regressiva: o imposto de renda retido do saldo dependerá do tempo de aplicação, iniciando-se em 35% iniciais e reduzindo 5% a cada 2 anos passados. Após 10 anos de contribuição e não resgate, o valor percentual se manterá em 10% sobre o valor resgatado total.

Quais as características do FAPI?

 

O investimento em um Fundo de Aposentadoria Programada Individual é geralmente utilizado por pessoas físicas e jurídicas, podendo a empresa realizar aplicações em nome de seus funcionários. Existem, entretanto, algumas diferenças nas regras para as aplicações para as diferentes situações:

Pessoa física

O investimento em FAPI pode ser realizado por qualquer pessoa física, independentemente de estar vinculada à pessoa jurídica. Não existe carência, tendo seus cálculos de liquidez realizados de forma diária. Algumas instituições estabelecem cláusulas contratuais para a retirada, com taxas mais altas e prazos mínimos de resgate. Há a incidência de IOF caso o resgate ocorra no prazo inferior a 12 meses;

Pessoa jurídica (empregado)

A empresa pode realizar aplicações em nome de seus funcionários, independentemente das aplicações individuais que o empregado tenha. É necessário, entretanto, que se institua o Plano de Incentivo à Aposentadoria Programada Individual.

No caso das cotas adquiridas com recursos do empregador, não será possível o resgate em um período inferior a 10 anos da primeira aquisição, mesmo em caso de demissão. Há, no entanto, um adendo que permite o resgate dos investimentos por parte do investidor ou seus beneficiários em caso de invalidez permanente, aposentadoria ou morte, sem a cobrança da taxa de IOF sobre o valor.

As aplicações, em ambos casos, são realizadas de forma nominal (em nome do cliente), mantidas em Contas de Depósito no nome do titular e são intransferíveis. O banco intermediador pode estabelecer um valor mínimo de aplicação inicial e adicional, bem como valores de resgate e saldo mínimo remanescente em conta.

No caso de pessoas jurídicas, o valor é estipulado no Plano de Incentivo à Aposentadoria Programada Individual. Tanto empregador quanto empregado podem realizar novas aplicações ao plano. Deve-se realizar uma ou mais contribuições ou aquisições de novas cotas no prazo máximo de um ano.

As cotas adquiridas com recursos do empregado podem ser resgatadas a qualquer momento, sujeitando-se à incidência de tributos conforme a legislação vigente.

Quais os incentivos fiscais do FAPI?

A pessoa física ou empregado que esteja participando do plano de incentivo ao Fundo de Aposentadoria Programada Individual pode abater até 12% da sua renda anual bruta em sua declaração do imposto de renda.

Enquanto isso, o empregador pode deduzir os valores de investimento como despesas operacionais, desde que o mínimo de 50% de seus empregados estejam participando do programa e no limite de até 20% da folha salarial dos empregados participantes.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados