Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Fenacor

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/05/2021 às 14:38 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Fenacor?

Fenacor é uma abreviação para o nome oficial da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privadas, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros.

A organização tem papel importante no mercado de seguros e capitalização do Brasil, como veremos ao longo do texto. A sua sede fica no Rio de Janeiro, mas possui abrangência nacional.

O seu principal papel está na promoção do trabalho dos corretores de seguros. O lema, que pode ser visto no site oficial da entidade, é "seguro, somente com corretor de seguros".

O objetivo, como podemos ver, está na formalização do mercado de trabalho de empresas de seguros e resseguros. A informalidade ainda é comum neste meio e é combatida pela Fenacor.

Quais as funções da Fenacor?

Como uma entidade que atua na gestão de boas práticas do mercado de seguros, a Fenacor possui algumas atribuições importantes para o bom funcionamento dessa atividade econômica.

Abaixo, vamos explorar algumas delas para que você possa compreender melhor a atuação da organização.

Proteção da categoria

A primeiro papel da Fenacor, como vimos logo na introdução, está no combate da informalidade do setor de seguros. Desta forma, é natural que ela busque mecanismos para defender os interesses dos profissionais da área.

Para esse objetivo, ela atua diretamente junto a dois grandes grupos. De um lado, as entidades privadas (em especial aquelas que atuam diretamente no mercado de seguros). De outro, também há uma relação próxima às autoridades públicas (pensando na aplicação das regras para a atividade).

O grande beneficiado das ações da Fenacor, portanto, é o próprio corretor de seguros. É por meio da atuação dessa entidade e dos sindicatos filiados que os seus direitos são protegidos e defendidos no seu mercado profissional.

Assistência a afiliados

Falando em sindicatos, esse é mais um papel exercido pela Fenacor. Para defender o direito dos corretores de seguros, a entidade possui uma série deles como seus afiliados.

No próprio site da Fenacor, um corretor pode conferir a lista de sindicatos afiliados que podem ser utilizados em questões legais. Além disso, eles são organizados por estado, facilitando o uso por um corretor. Vale lembrar que a entidade tem atuação nacional.

A organização ainda deve prestar também por toda assistência técnica necessária aos colaboradores segurados pelo DPVAT, que é uma sigla para Danos Pessoais por Veículos Automotores. É um seguro obrigatório para detentores de veículos.

Colaboração pública

Como mencionamos anteriormente, um dos grupos de relacionamento com a Fenacor está no poder público. Desta forma, ela deve estar aberta a tratativas envolvendo a área de seguros ou de resseguros.

Além disso, contempla uma robusta base de dados com cadastros de corretores de seguros, devidamente regularizados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Atualmente, são mais de 90 mil cadastrados.

Atuação social

No campo social, a Fenacor ainda mantém a FUNENSEG, que é a abreviação da Fundação Escola Nacional de Seguros. Isso sem falar na sua própria missão de certificar e qualificar os profissionais do mercado de seguros.

Qual é a importância da Fenacor?

Como vimos ao longo do texto, a Fenacor atua diretamente no mercado de seguros e possui grande importância para garantir que os processos sejam cumpridos de forma ética, transparente e profissional.

A função da Fenacor é especialmente fundamental para o corretor de seguros. É a entidade, afinal, que busca garantir que os seus direitos sejam cumpridos, bem como buscar melhorias constantes para a atividade.

Assim, juntamente a outras organizações do setor de seguros, como a SUSEP, a Fenacor contribui diretamente para a evolução, para o crescimento e para o bom funcionamento do segmento.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados