Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

GAT – Giro do Ativo Total

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:21/08/2019 às 14:51 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Giro do Ativo Total?

Dentro do ambiente empresarial, existem diversos indicadores que mensuram o sucesso de um negócio. Uma das formas de avaliar esse sucesso é conferir se os disponíveis estão sendo usados para gerar receita. Nesse contexto, surge o indicador de Giro do Ativo Total (GAT).

O GAT é um cálculo feito para mostrar se a empresa está usando os seus ativos para gerar vendas. Ele traduz a rotatividade dos ativos; ou seja, com que frequência, dentro de um período, os ativos geram receita. Um número crescente no valor do GAT mostra que os investimentos realizados pela empresa estão dando mais retorno.

O seu cálculo é bem simples:

Giro do Ativo = Receita Líquida / Total dos Ativos

Receita Líquida: soma das vendas de produtos e serviços, subtraindo-se impostos, devoluções e descontos.

Total dos Ativos: soma dos ativos da empresa no período analisado.

É possível fazer esse cálculo para dados trimestrais ou anuais. Entretanto, é recomendável que se faça de forma anual, já que o giro de ativos será maior. Prefira utilizar o cálculo trimestral para acompanhar um investimento ou setor específicos.

Para quê serve o GAT?

 

Ao ter um alto GAT, a empresa terá mais lucros e patrimônio financeiro. Uma empresa que realiza muitas vendas terá um espaço maior no mercado além de ter mais recursos para reinvestir na sua empresa, seja em estratégias de marketing, desenvolvimento de novos produtos, capacitação de funcionários, entre outros.

Caso seja constatado que os investimentos não estão retornando da maneira esperada, será preciso rever em quais pontos esse dinheiro está gerando um maior prejuízo para remanejá-lo.

Por que analisar o GAT?

Esse cálculo é feito para cada setor dentro da empresa. Assim, é possível conhecer o retorno de investimentos em cada centro de custo de um empreendimento. No entanto, não é recomendado que se compare o resultado obtido entre as áreas da sua instituição, uma vez que cada setor possui uma base de ativos diferente. O principal motivo para começar a calcular o Giro de Ativos Total dentro da empresa é a possibilidade de medir a capacidade de seus ativos para geração de vendas.

Já ao analisar uma empresa no mercado financeiro, busca-se analisar a capacidade da companhia em gerar vendas com a mesma base de ativos. Da mesma forma que não se deve comparar o GAT em diferentes setores internos da empresa devido à diferença do impacto de cada ativo nas vendas totais, não se pode comparar diretamente empresas situadas em diferentes setores econômicos.

Setores com poucos ativos, conhecidos como asset light, tendem a ter uma métrica maior do que as indústrias por exemplo. Afinal, empresas do ramo industrial costumam depender de maior capital.

Quais são os tipos de ativos?

Para conseguir realizar o cálculo corretamente, é preciso entender o que é e quais são os tipos de ativos encontrados dentro de uma empresa. Nem tudo que é comprado ou recebido pode ser considerado um ativo. Em Contabilidade, ativos são valores que representam bens e direitos de propriedade de uma empresa.

Essa denominação é utilizada para delimitar tudo aquilo que pode ser usado para promover o enriquecimento da empresa. Uma máquina nova, um treinamento para seus funcionários. Entretanto, para ser considerado um ativo, é preciso que ele faça parte da estrutura da empresa. Por exemplo: o depósito da sua empresa pode ser considerado um ativo, mas um espaço alugado em outro local não.

Os ativos ainda podem ser divididos em dois grupos:

  • Circulantes

  • Não circulantes.

Os ativos circulantes são aqueles que podem ser liquidados em até um ano. Tais como:

  • Caixa

  • Estoques

  • Dívidas a Receber

  • Impostos a Recuperar

  • Aplicações Financeiras de alta liquidez.

Enquanto os não circulantes são liquidados depois de 12 meses corridos por exemplo:

  • Investimentos de longo prazo;

  • Maquinário pesado e veículos;

  • Intangíveis, como softwares e patentes.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados