Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Gestão de Qualidade

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/04/2021 às 17:25 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Gestão de Qualidade?

Gestão de Qualidade é o nome dado a um conjunto de ações e estratégias implementadas pelas empresas com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos e serviços comercializados por ela.

De modo geral, podemos dizer que o objetivo da Gestão de Qualidade é, não apenas identificar defeitos de fabricação, mas sim garantir que o resultado entregue ao consumidor final esteja dentro de suas expectativas. Nem sempre isso está atrelado somente à usabilidade.

Imagine, por exemplo, que você acaba de comprar um celular de última geração. Ao recebê-lo em casa, você abre a embalagem e se depara com uma pequena avaria nos fones de ouvido, que não compromete o uso do mesmo, mas que te incomoda esteticamente.

Não importa o quanto a empresa insista que os fones se tratam de "brindes" e que você os está recebendo de graça - a partir do momento em que se cria uma promessa (como a de receber fones gratuitamente em perfeitas condições) e ela é frustrada, temos um problema também na Gestão de Qualidade.

Por esse momento, a Gestão de Qualidade é considerada essencial em qualquer negócio, de qualquer mercado, e deve ser adotada com um olhar holístico. Isso porque ela vai muito além de simplesmente entregar algo "usável".

O que é a ISO 9001 e como ela impacta a Gestão de Qualidade dentro das empresas?

A ISO ("International Organization for Standardization", em Inglês, ou "Organização Internacional de Normatização", em Português) é uma instituição global que determina as normas técnicas, classificações e normas de procedimento a serem adotadas em mais de 160 países.

A ISO 9001, por sua vez, é uma dessas normas de procedimento. Na versão brasileira, formalmente conhecida como ABNT NBR ISO 9001, ela é descrita como "a norma internacional [...] que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização".

Esses requisitos são geralmente resumidos na forma de 8 princípios. São eles:

  1. Foco no consumidor (Customer focus);
  2. Liderança (Leadership);
  3. Envolvimento de pessoal (People involvement);
  4. Abordagem por processos (Process approach);
  5. Abordagem sistêmica (Systematic approach to management);
  6. Melhoria contínua (Continual improvement);
  7. Abordagem factual para a tomada de decisões (Factual approach to decision making);
  8. Relações de benefício mútuo entre/com fornecedores (Mutually beneficial supplier relations).

Em geral, as empresas recorrem a certificações - nacionais e internacionais - para se assegurarem de que estão dentro das normas. No entanto, isso não é obrigatório para todas. O mais importante é estabelecer uma Gestão de Qualidade que não apenas cumpra os requisitos, como se inclua de forma fluida dentro dos processos estratégicos da empresas. Enquanto o olhar da administração a encarar como "mais uma obrigação" as vantagens competitivas passíveis de se extrair da Qualidade, assim como os incrementos financeiros, permanecerão sub-utilizados.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados