Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Giro de Estoque

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/03/2019 às 15:05 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que Giro de Estoque?

O Giro de Estoque é um indicador utilizado para determinar quantas vezes dentro de um espaço de tempo o estoque de uma empresa se renovou, ou “girou”.

O indicador não leva em consideração o tipo de estoque ou qualquer outra característica. O giro de estoque é uma métrica que pode ser utilizada em qualquer tipo de estoque, dentro de qualquer período.

De forma simples e objetiva, o giro de estoque funciona assim: se o valor do giro é igual a 2 dentro de um mês, podemos dizer que todo o estoque da firma foi renovado duas vezes em um mesmo mês.

Essa análise ainda pode ser feita com diferentes itens do estoque de forma analítica, para determinar a renovação de cada item, por exemplo.

Para o que serve o Giro de Estoque?

O giro de estoque é bastante utilizado pela área de controladoria das empresas, mais especificamente do setor de almoxarifado ou da área de inventário.

De acordo com os dados ou da forma de leitura, o giro de estoque pode ser moldado conforme a necessidade do usuário.

É possível desenvolver os cálculos analisando um período de 1 dia, 2 semanas, 3 meses ou até anos.

Portanto o giro de estoque pode ser considerado um indicador muito fácil de ser manuseado.

Através do giro de estoque, o responsável pela área do almoxarifado, inventário, ou até mesmo o gestor da empresa podem realizar diferentes tomadas de decisão.

Querendo ou não, por meio do giro de estoque, o gestor consegue ter um panorama da “saúde” do inventário da empresa.

Sendo assim, é possível determinar quando será necessário iniciar as compras das matérias primas ou quando será preciso iniciar a produção de um determinado produto para compensar as saídas do mesmo.

Esse tipo de análise pode reduzir custos, despesas e agilizar processos. Tudo isso pode trazer impactos benéficos no valor do preço final dos produtos.

Em caso de aumento da margem, a empresa poderia inclusive reduzir o seu preço, se mantendo mais competitiva no mercado e mais atraente aos consumidores.

Como calcular o Giro de Estoque?

Para calcular o giro de estoque, você vai precisar dos valores referentes a quantidade de vendas de mercadoria e o volume médio armazenado.

Mas antes de levantar os valores, é preciso definir o período que será analisado. Então você deve verificar se o cálculo vai levar em consideração, um mês, uma semana ou qualquer que seja o período da análise.

Segue um breve exemplo: Uma empresa registra dentro de um ano a venda de 1.000 produtos. Considerando que o estoque médio da firma, aquele volume de estoque que fica permanente dentro do inventário, é de aproximadamente 200 produtos.

Então, o cálculo ficaria assim;

Giro de Estoque = 1.000/200
Giro de Estoque = 5

Dentro do período de um ano, o estoque da empresa se renova ao menos 5 vezes. Com esse resultado, o setor de compras já poderia se antever com relação ao giro de estoque e verificar as melhores datas ou períodos para renovar a compra dos estoques.

Em caso de uma indústria, por exemplo, além das compras é provável que a produção também tenha que ser integrada nessa logística a fim de agilizar ainda mais o processo de construção dos produtos.

Às vezes as empresas acabam não vendendo mais por falta de estoque em certas datas do ano.

Esse tipo de análise pode ser feita pela parte comercial da firma e, posteriormente, pode ser analisada em conjunto com a área de estoque e inventário.

De repente o aumento do estoque médio de matéria-prima pode dar mais gás à produção em determinados momentos do ano.

Para conseguir enxergar isso com mais precisão, o usuário teria que realizar o cálculo de giro de estoque observando outros períodos como a cada trimestre ou até mensal, para descobrir quando o estoque se renova mais rápido.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados