Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Jens Weidmann

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:20/05/2021 às 16:30 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Jens Weidmann?

Jens Weidmann é um renomado economista alemão. Nascido em 1968, atua como presidente do Conselho do Bank For International Settlements, assim como também é presidente do Deutsche Bundesbank. Ele foi o principal negociador da Alemanha para as cúpulas do G8 e do G20.

Weidmann é considerado como um profissional notável em todo o mundo. Isso se dá por conta do seu vasto conhecimento do setor financeiro francês, assim como pela sua experiência com a política alemã. É um economista monetarista especializado no assunto e ocupou vários cargos de prestígio. Além disso, é visto como um defensor do bimotor franco-alemão.

Como foi a trajetória de Jens Weidmann até aqui?

Jens Weidmann teve uma trajetória extensa e muito significativa no campo dos estudos, assim como sua caminhada profissional o levou a um patamar que poucos atingiram. A seguir, um pouco sobre a sua história em ambas as áreas.

Trajetória acadêmica

Os primeiros passos no campo acadêmico foram dados quando Weidmann começou a cursar Economia na Universidade Pail Cezanne Aix-Marseille. Mais tarde, estudou na Universidade de Bonn e na Universidade de Paris. Em 1993, recebeu seu diploma. Depois disso, estudou Política Monetária Europeia sob a tutela do professor Roland Vaubel na Universidade de Mannheim e, em 1994, retornou à Universidade de Bonn para continuar seu doutorado.

Em 1997, finalmente terminou seus estudos. Durante todo esse tempo, Jens estagiou no Banco Nacional de Ruanda e no Banque de France. Por conta do seu vasto conhecimento sobre o setor financeiro francês, sua carreira na política financeira alemã foi bem-vinda na França. Toda a sua formação fez do profissional um especialista em economia monetarista.

Trajetória profissional

A carreira profissional de Jens Weidmann começou no ano de 1997, quando ele aceitou um cargo no Fundo Monetário Internacional. O cargo foi mantido até 1999, já que no mesmo ano foi nomeado como Secretário do Conselho Alemão de Especialistas Econômicos. Permaneceu na função até 2004, quando aceitou a responsabilidade de ser chefe do grupo de Política e Análise Monetária do Bundesbank.

O ano de 2006 foi marcante para Weidmann, já que foi nele que o profissional iniciou sua carreira política ao receber a sua primeira designação na Chancelaria Federal. Sendo assim, se tornou o chefe de departamento mais jovem do governo alemão. Nesse cargo, era responsável por traçar toda a estratégia e o conteúdo da rodada do G20 que precisava ser pensado para ser uma contramedida para diminuir os impactos da crise financeira. Logo depois, por conta da sua experiência e habilidade econômica, foi promovido à tarefa mais significativa da cúpula do G8.

Qual posição Jens Weidmann ocupa nos dias de hoje?

Em fevereiro do ano de 2011, Jens foi designado para ser o sucessor de Axel A. Weber como presidente do Deutsche Bundesbank. Logo em setembro desse mesmo ano, o profissional foi bastante elogiado pelo papel que vinha desempenhando no cargo. Desde então, tem criticado as políticas financeiras e monetárias empreendidas pela União Monetária Europeia. De certa forma, Weidmann as menospreza por considerá-las como um investimento proporcional na construção de moradias privadas, além de altos gastos do governo e consumo privado.

Em maio de 2012, a postura do profissional foi caracterizada por diversos colunistas e economistas como algo semelhante ao “desejo de destruir o Euro”. No mesmo ano, surgiram boatos de que Weidmann teria ameaçado renunciar ao cargo, já que a promessa de Draghi em julho daquele ano de fazer o que fosse preciso para salvar o Euro, provavelmente, levaria a compra de títulos espanhóis e italianos para manter as taxas de juros nas principais economias-membro limitadas a níveis gerenciáveis. A história, afinal, não passou de um boato.

Em abril de 2019, o mandato de Jens Weidmann como presidente do Bundesbank foi renovado por mais oito anos. Isso significa que, mesmo com todas as controvérsias, o profissional continua no cargo e o ocupará até 2027.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados