Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

João Apolinário

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:09/03/2021 às 12:45 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Quem é João Apolinário?

João Apolinário é um grande empresário brasileiro. Ele ganhou sua notoriedade principalmente com a Polishop, importante empresa do varejo do nosso país da qual ele é fundador.

No entanto, quem pensa que o seu foco sempre foi o varejo se engana. Ele iniciou sua trajetória profissional junto ao pai, que possuía uma concessionária de carros. Foi no mercado automobilístico, portanto, que obteve boa parte dos seus ensinamentos na prática.

Ao contrário do que poderia fazer, João Apolinário não se destinou apenas a  herdar e dar prosseguimento ao negócio do pai. Com espírito empreendedor, ele não tardou em buscar seus próprios caminho. Foi assim que lançou seus primeiros negócios.

Tudo começa na tentativa de abrir uma empresa de blindagem de carros. A ideia, que era promissora, consistia em oferecer um serviço com melhor custo-benefício na medida em que se trata de um serviço caro. Pela demanda muito específica, não vingou.

João Apolinário e a Polishop

João ainda tentou diversos negócios de pequeno porte — as populares startups. Foi assim que, após um período nos Estados Unidos, ele lançou o seu empreendimento de maior sucesso até hoje: a Polishop.

A empresa varejista se notabilizou pela venda de produtos focados em saúde e pelo uso da televisão como principal canal da marketing. A estratégia adotada consistia em compartilhar por comerciais instrutivos o benefício prático do que era comercializado, gerando necessidade por parte do cliente.

Indiscutivelmente, a proposta foi muito bem sucedida. A Polishop, afinal, fatura mais de um bilhão de reais anualmente e contribuiu diretamente para o enriquecimento de João Apolinário.

A inovação de João Apolinário

Muito do sucesso do empresário se deve ao seu pioneirismo e à capacidade de observar oportunidades. Se hoje a estratégia adotada pela Polishop parece manjada e óbvia, não era assim no final da década de 90. João foi, inclusive, aconselhado a seguir por caminhos diferentes, mas acreditou na sua ideia.

A busca por melhorias criativas não cessou após o sucesso da companhia. Originalmente focada em saúde, a Polishop hoje trabalha com uma série de produtos que envolvem eletrodomésticos, eletrônicos, itens de casa e até artigos para pets.

Outra expansão relevante veio no seu modelo de negócio e nos canais de marketing. Originalmente na televisão, hoje a Polishop também atua em outros canais como o e-commerce e, claro, lojas físicas.

Embora a origem da companhia tenha sido longe dos gastos presenciais, João Apolinário percebeu que seria importante dar ao consumidor o poder da escolha. O atendimento físico, portanto, se fez necessário. E exigiu uma revisão das dinâmicas do negócio.

No final das contas, a decisão acabou acertada e contemporânea. Nos dias atuais, afinal, empresas varejistas precisam cada vez mais abraçar o mundo online e as vendas nos canais de e-commerce. Mais uma vez, ele conseguiu se antecipar na tomada de decisão.

João Apolinário no Shark Tank Brasil

A carreira de extremo sucesso como empreendedor levou João Apolinário a participar, desde 2016, do Shark Tank Brasil, um programa de televisão cuja proposta é trazer justamente grandes empresários para atuar em projetos inovadores e em crescimento.

De certa forma, essa foi uma maneira que ele encontrou de atuar junto a novos empreendedores de modo semelhante ao que teve como oportunidade junto ao seu pai, quando lidava com os carros da concessionária. E João Apolinário é um dos principais destaques do programa.

Mais do que simplesmente um aporte financeiro, contar com o suporte de um empresário como João Apolinário é certamente um ganho incrível de conhecimento — algo que possibilita maiores chances de sucesso a negócios que possuem um excelente potencial, mas ainda possuem um alto grau de incerteza.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados