Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Leilão de Ações

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/01/2019 às 18:40 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é leilão de ações?

Quando a Bolsa identifica uma desvalorização ou valorização acentuada no mercado de ações, é possível ela entre em leilão.

O leilão nada mais é do que a retirada das ações do pregão. Nesse momento, elas continuam em negociação, mas as ofertas de compra e venda só são registradas (e o negócio, fechado) quando se equiparam.

Como o leilão de ações funciona?

O leilão é uma resposta automática da bolsa de valores à acentuada oscilação do mercado, em um dado momento.

A duração padrão de um leilão é de 5 minutos. Não há limite para o número de leilões durante o dia: eles são feitos conforme os requisitos que conheceremos ainda nessa sessão.

A função do leilão é, justamente, combater a volatilidade e permitir que as negociações entrem em equilíbrio novamente. E como é um evento extremo, possui regras específicas para entrar em vigor.

As principais delas são:

  • Oscilação entre 10 e 19,99%, em relação ao último preço antes de ir à leilão.
  • Oscilação de mais de 10% no preço de uma ação, em relação ao valor de fechamento do dia anterior;
  • Oscilação de mais de 10% no preço de uma ação, em relação ao valor na abertura do pregão.

Apesar de suas características, os leilões não são vistos como suspensões - visto que as negociações permanecem sendo registradas.

Qual é a diferença entre o leilão de ações e o circuit breaker?

Como os dois mecanismos atuam como respostas automáticas da Bolsa, é possível que sejam confundidos.

Mas não se engane: leilão de ações e circuit breaker são dispositivos diferentes, aplicados cada um ao seu contexto específico.

Enquanto o leilão de ações dura 5 minutos e atua sobre as oscilações do mercado, o circuito break dura, no mínimo 30 minutos e é acionado quando o Ibovespa enfrenta quedas a partir de 10%, em relação ao valor de fechamento do dia anterior.

Outra diferença perceptível é a amplitude das operações afetadas em um e outro mecanismo.

Nos leilões, apenas as ações individuais são retiradas do pregão.

Já no circuito break, todas as ações são, literalmente, suspensas - sejam elas individuais ou fundos de índice (ETF).

Existem outros tipos de leilões na Bolsa de Valores?

Além do leilão de ações, existem dois outros tipos de leilões conhecidos no mercado de ações.

Estes, no entanto, não possuem como objetivo controlar oscilações desordenadas, mas sim registrar as ofertas de compra e venda feitas antes e depois de cada pregão.

O primeiro recebe o nome de leilão de pré-abertura. Ele acontece sempre 15 minutos antes de cada pregão e auxilia na definição do valor dos ativos no período inicial.

Além disso, ordens feitas no Home Broker fora do horário do pregão são alocadas pelas corretoras nos leilões de pré-abertura.

O segundo se chama leilão de fechamento. A sua duração é bem limitada: apenas 5 minutos antes do fechamento do pregão. Ou seja, às 16:55, no horário regular, e 17:55, no horário de verão.

O leilão de fechamento movimenta apenas ações que fazem parte de um índice da Bovespa.

Em casos especiais, entretanto, pode-se determinar que outras ações específicas também participem do leilão, desde que o mercado seja avisado dessa exceção com 30 minutos de antecedência.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados