Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Market Share

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:18/03/2019 às 22:15 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é Market Share?

O Market Share é a porcentagem que uma empresa recebe do volume total de vendas de um setor. Ou seja, é o nome dado à fatia de um mercado que é dominada por uma empresa.

Para simplificar a explicação imagine um breve exemplo: Uma firma do setor de alimentos consegue vender anualmente um total de R$ 10.000,00.

Supondo que o setor inteiro de alimentos registrou um faturamento de R$ 100.000,00 no mesmo ano, o Market Share dessa empresa em questão seria de 10%.

Com essa fatia em mãos a firma pode realizar diversas análises. Vamos ver algumas.

Qual é a importância do Market Share?

Para a construção de uma análise, principalmente quando o foco é a atuação da empresa dentro de um setor, o Market Share é relevante.

Dependendo do Market Share de uma empresa, a sua porcentagem pode representar um bom posicionamento no mercado ou não.

Por exemplo, uma firma que consegue gerar um faturamento equivalente a 50% do total de um mercado, tem um Market Share muito bom.

Querendo ou não, a cada 2 vendas produzidas no setor, provavelmente uma venda é dessa firma.

Desse modo, o gestor da empresa consegue analisar questões relativas às vendas e projetar diferentes cenários ou alterações no valor agregado de seus produtos.

Trabalhar com propaganda, evidenciando a alta participação da empresa no mercado de atuação, é outra forma de conseguir atrair ainda mais clientes.

“Ao invés de comprar aquele produto com uma empresa “desconhecida”, de pouca relevância e expressão, compre o mesmo produto de uma firma que já tem um posicionamento muito mais consolidado no mercado”.

Esse tipo de coisa existe e funciona bastante. Para análise de compra de uma empresa por outra, o Market Share pode ser um instrumento utilizado para valorizar a venda ou até depreciar a mesma.

Existem empresas que até possuem nome consolidado no mercado, mas acabam perdendo o Market Share. Ou seja, até são conhecidas, mas já não contam com tanta aderência no mercado.

Ao verificar o Market Share de uma empresa, é possível notar se ela tem dificuldades de se manter entre as mais competitivas do setor. Isso pode ser um precedente para uma eventual redução no valor de uma venda, por exemplo.

Formas de Aumentar o Market Share

Uma das formas de conseguir aumentar o seu Market Share dentro de uma área é reduzindo o preço de suas vendas.

Ao reduzir o preço dos seus produtos e serviços, consequentemente o mercado deverá começar a procurar mais por eles.

Dessa forma, a empresa conseguirá captar uma faita maior desse mercado. É claro que isso não vai representar necessariamente o aumento do faturamento da empresa como um todo, mas sim o crescimento na quantidade de vendas.

A quantidade de vendas é que vai influenciar o aumento do Market Share da firma. Outra forma de conseguir aumentar o Market Share é por meio do aperfeiçoamento do produto ou da criação de algo novo, surpreendente.

Desse modo, por mais que o produto esteja com o valor similar ou até maior, os clientes vão querer comprar o produto da empresa devido ao seu diferencial.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados