Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

MDIC

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/06/2020 às 17:36 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é MDIC

Mdic é a sigla para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e faz parte da estrutura da administração pública direta do governo federal. A pasta foi integrada ao "superministério" da Economia, durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, a partir de 2019.

Apesar da reordenação dos órgãos, o Mdic existe desde 1960, tendo sido criado durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Anos mais tarde, na gestão de Fernando Collor de Mello (1990-1992), o Mdic chegou a ser extinto e as atividades foram distribuídas a outros ministérios. Ele foi recriado no governo Itamar Franco (1992-1995).

Para que serve o MDIC

As funções do Mdic estão diretamente relacionadas aos setores da indústria, comércio exterior e serviços. De forma geral, o órgão é responsável por propor e executar políticas públicas que incentivem os mercados de cada segmento.

Entre as atribuições do Mdic estão:

  • criar políticas de apoio à microempresa e empresas de pequeno porte;
  • estabelecer critérios de defesa comercial;
  • promover negociações internacionais que estimulem um comércio competitivo e justo.

Hierarquia e composição do Mdic

Além do Mdic, outros órgãos que estão sob a responsabilidade do "superministério" da Economia são:

  • Ministério da Fazenda;
  • Ministério do Planejamento;
  • Desenvolvimento e Gestão;
  • Previdência Social (INSS);
  • parte do Ministério do Trabalho.

O superministério tem a função de definir a política econômica, o orçamento e em quais projetos receberão investimentos e quais deverão cortar custos.

Já sob responsabilidade do Mdic estão:

  • Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa);
  • Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi);
  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O Mdic ainda tem convênio com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que é uma entidade privada e sem fins lucrativos. A agência tem a função de implementar ações de interesse público.

Comércio Exterior

No âmbito das atividades de promoção e incentivo de empresas brasileiras ao comércio exterior, o ministério utiliza o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex). Trata-se de um sistema informatizado que faz o controle das operações entre o Brasil e os demais países.

O Siscomex registra dados das transações, desde autorizações, certificações e licenças para importar e exportar. O sistema viabiliza a análise do desenvolvimento de cada atividade da economia, bem como o acompanhamento da balança comercial.

Ele permite que o governo estude formas de incentivo, como o pagamento de tributos, além de otimizar processos de fiscalização sobre a carga.

Zonas de Processamento de Exportação

O Mdic também atua sobre as chamadas Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que são áreas de livre comércio com outros países. Essas Zonas estão espalhadas pelo Brasil e são destinadas às empresas exportadoras.

As ZPEs possuem um regime aduaneiro especial, como a suspensão de alguns impostos, por exemplo, seguindo o Decreto nº 9.933/2019. A supervisão e normativas das ZPEs são controladas pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CNZPE), também atrelada ao Mdic.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados