Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ODSs – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/02/2020 às 20:29 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que são os ODSs - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

ODS é a sigla usada para se referir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da chamada Agenda 2030.

A Agenda 2030 é caracterizada como uma iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas (a ONU), com o comprometimento oficial de 193 países, que tem como objetivo desenvolver estratégias para que o mundo alcance determinados marcos do desenvolvimento sustentável já no ano de 2030.

Ao se comprometerem com a Agenda, e mais precisamente com os ODSs, os países concordam em se engajar na criação de programas e políticas que viabilizem a execução de cada um dos 17 objetivos e mais de 160 metas, a nível nacional e internacional. Na lista de "assinantes" do acordo, temos nações de quase todos os continentes, incluindo o Brasil.

Os ODSs são parte central da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas e entrou oficialmente em vigor em janeiro de 2016.

Quais são os ODSs - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Como você já sabe, a lista final de ODSs é composta por 17 objetivos, ligados às mais diversas áreas de atuação (educação, saúde, trabalho, meio ambiente etc.). Para a sua criação, a ONU informa que se baseou em 5 grupos básicos: Paz, Parceria, Pessoas, Planeta e Prosperidade, o que significa que cada um dos objetivos se dedica a promover algum desses elementos, para todas as pessoas e em todos os lugares do planeta.

São ODSs: 

  1. A erradicação da pobreza, que visa acabar com a pobreza em todas as suas formas;
  2. O fim da fome, de modo a alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;
  3. A garantia de uma vida saudável e promoção do bem-estar para todos, em todas as idades;
  4. A garantia de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, de modo a promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
  5. A conquista da igualdade de gênero, de modo a empoderar todas as mulheres e meninas;
  6. A disponibilidade da água e saneamento para todas as pessoas, assim como a gestão sustentável desse recurso;
  7. O acesso assegurado à energia confiável, sustentável, moderna e a preço acessível para todos;
  8. A promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
  9. A construção de infraestruturas resilientes, para promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
  10. A redução da desigualdade dentro dos países e entre eles;
  11. A transformação das cidades e dos assentamentos humanos, de modo que sejam garantidamente inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
  12. A garantia da criação de padrões de produção e de consumo sustentáveis;
  13. A tomada de medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
  14. A conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos;
  15. A proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, de modo a gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
  16. A promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando assim o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
  17. O fortalecimento dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Como a sua vida é afetada pelos ODSs - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Como você já aprendeu neste artigo, quando um país se compromete com a Agenda 2020, o que ele comunica aos demais é o compromisso de criar programas e políticas públicas para garantir que cada objetivo será cumprido naquela nação.

Pense: em algum momento da sua vida, algum desses objetivos não fez parte da sua realidade? Você pode não ter tido acesso à uma educação pública de qualidade, pode estar passando por maus bocados para encontrar um bom emprego ou mesmo viu o seu "Projeto Verão" dificultado, porque caminhar nas praças da sua cidade é um verdadeiro perigo (tanto em segurança, quanto em infraestrutura).

Agora imagine como seria se essas dificuldades não existissem ou, ao menos, fossem diminuídas? É isso que o governo brasileiro, juntamente com diversos outros, concordou em fazer. Na prática, ele trabalha (ou deveria estar trabalhando) desde 2016 para transformar esses objetivos em realidade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados