Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Underwater

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/06/2019 às 21:52 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Gráfico de Underwater?

Popularizado por Jack Schwager, o Gráfico de Underwater apresenta ao investidor um jeito único de avaliar a performance de um investimento. Ao utilizá-lo, é possível ver claramente a relação entre tempo e o percentual de perdas comparados com os ganhos em um gráfico de vendas ou de investimentos.

O Gráfico de Underwater considera somente as perdas de um período especificado, evidenciando a rentabilidade, constâncias e picos de quedas de ações de determinado produto ou empresa, permitindo ao investidor identificar quão grande foi a perda e quanto tempo demorou para que a recuperação acontecesse.

Como funciona?

Em comparação com os gráficos de vendas ou investimentos, o Underwater considera somente as perdas percentuais de acordo com o número total do gráfico comum.

Primeiramente identifica-se o ponto mais alto do gráfico positivo de vendas ou investimentos. Depois, define-se o ponto mais alto do gráfico de vendas como zero para o gráfico de Underwater. Somente as perdas e recuperações até aquele ponto zero serão demonstradas, afastando ou aproximando de zero.

Com o gráfico pronto, pode-se identificar qual a frequência com que uma empresa perde, qual o percentual de vendas perdidas em comparação com o máximo positivo e quanto tempo ela demora para se recuperar.

Dessa forma, investidores podem analisar, dentro de um período pré-determinado, quais as melhores épocas para investir, quando e como devem investir, se o investimento trará retornos e qual o prazo para isso.

Quem utiliza e para que serve?

O Gráfico de Underwater é utilizado principalmente por investidores, economistas, acionistas e especialistas em economia. Sua utilização auxilia a criar previsões de possíveis perdas e estabelecer prazos de investimentos mais concretos.

Fundos de investimento gerenciados por bancos também utilizam desses comparativos para consultorias, aplicações em fundos monetários, poupanças, ações e outros. O gráfico apresenta o nível de risco para os potenciais investidores e cria um senso de segurança maior na tomada de decisões.

O uso do Gráfico de Underwater na prática

Alguns exemplos demonstram a funcionalidade do gráfico nos fundos de investimentos e bolsas de valores nacionais e internacionais. Um caso prático marcante foi o estouro da bolha imobiliária nos Estados Unidos em 2008.

O gráfico apontava perdas suaves e recuperações rápidas e constantes, o que tornava o mercado bastante atrativo para quem buscava investimentos de baixo risco. No entanto, com o estouro da bolha, os gestores dos fundos de investimento foram obrigados a aumentar o limite de risco.

Apesar de ter sido um aumento de apenas 1,5%, para grandes investidores o valor chegou na casa dos milhões. Diversas empresas, acionistas e investidores de fundos imobiliários decretaram falência ou entraram em acordos de concordata.

Bitcoin e o Gráfico de Underwater

Quando se fala em investimento, muitas pessoas pensam em cifras milionárias. No entanto, no Brasil, que contabiliza atualmente quase 1 milhão de investidores na bolsa de valores, o valor médio não chega aos R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

Com um perfil bastante conservador, o brasileiro costuma investir em ações de limite de risco baixo, que apresentam pequenas oscilações e lucros módicos. Ainda assim, existem acionistas que buscam investimentos com lucros maiores em um curto espaço de tempo.

O bitcoin, por exemplo, teve um início moderado, com limites baixos de risco e rendimentos não tão atrativos. Com sua alavancada em 2017, o Gráfico de Underwater da moeda digital apresentou oscilações mínimas, por estar sempre em ascensão financeira.

Essa fato atraiu muitos investidores, principalmente aqueles menos especializados, o que gerou uma bolha. Quando ela estourou, a ação que bateu seu recorde de quase vinte mil dólares despencou drasticamente.

Os Gráficos de Underwater demonstravam comparativos completamente opostos aos anteriores e a criptomoeda passou a perder valor exponencialmente até se estabilizar novamente.

O limite de risco de investimento do bitcoin subiu e os analistas começaram a ver a aplicação com olhos mais desconfiados, o que desacelerou o crescimento dos investimentos em moedas virtuais.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados