Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Valor Justo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/04/2021 às 19:34 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é valor justo?

Valor justo é o dinheiro recebido por uma empresa pela venda de uma ação ou pela transferência da titularidade de um passivo. 

Em ambos os casos, as transações não podem ser efetivadas com o objetivo de quitar uma dívida já que, nesse caso, as empresas podem reduzir o preço dos ativos para conseguir o dinheiro que precisam mais rapidamente. O preço deve ser determinado no dia que a transação é efetivada, já que o valor das ações no mercado pode sofrer alterações ao longo do período. 

Na contabilidade, o valor justo representa o preço estimado de ativos e passivos que devem ser listados nos livros de uma empresa. 

Qual é a diferença entre valor justo e valor de mercado?

Em seu sentido econômico mais amplo, o valor justo representa o preço potencial ou o valor atribuído a um bem, quando se considera sua utilidade, oferta ou demanda. É, portanto, diferente do valor de mercado, que se refere ao preço de um ativo na bolsa de valores. 

No mundo dos investimentos, uma maneira comum de determinar o valor justo de um título é vendendo-o no mercado de capital aberto. Assim, quando as ações da empresa XYZ forem negociadas, será possível verificar o preço de venda.

Como a demanda dos investidores pelas ações de uma empresa determina, em grande parte, o preço de compra e venda, esse mercado pode ser considerado confiável para determinar o valor justo de uma ação. 

Já o valor justo de um derivativo é determinado, em parte, pelo valor de um ativo subjacente. Se você comprar uma opção de compra de 50 ações da empresa XYZ, terá o direito de comprar 50 títulos desse negócio em um período específico. 

Se o preço de mercado dessas ações aumentar, o valor dessa opção também aumentará.No mercado futuro, o valor justo é o preço de equilíbrio de um contrato futuro - ou seja, o ponto em que a oferta de bens corresponde à demanda. Isso é igual ao preço à vista,  que considera os juros compostos e os dividendos durante um determinado período.
Essa referência também é usada quando as demonstrações financeiras de uma subsidiária são combinadas com as de uma empresa-mãe. Nesse caso, os ativos e passivos da controlada devem ser representados pelo valor justo de mercado de cada conta. 
Quando os registros contábeis de ambas as empresas são combinados, o resultado é uma demonstração financeira consolidada,  que é um conjunto de demonstrações financeiras que apresenta uma empresa controladora e uma subsidiária como se os dois negócios fossem uma só empresa.

Como utilizar a avaliação do valor justo?

O valor justo pode ser utilizado para avaliar imóveis, móveis, direitos e ativos financeiros como valores mobiliários e ações. 

Essa avaliação pode ser utilizada por quem deseja comprar e vender ativos ou reavaliar o preço das ações no mercado. Caso o resultado sofra alterações, o valor dos bens deve ser ajustado no balanço da empresa, de acordo com as características do mercado no qual o bem será analisado e vendido. 

Como o valor justo funciona?

O valor justo dos bens de uma empresa é obtido pela análise criteriosa do preço dos ativos de produtos similares no mercado. Também é preciso verificar se o produto vendido é ativo ou passivo.

Para que a mensuração seja feita de forma correta, é preciso analisar o mercado principal. Essa avaliação, no entanto, deve observar os seguintes fatores:

  • Preço de ativos e passivos idênticos aos oferecidos pela empresa;
  • Preço de produtos oferecidos por empresas similares;
  • Critérios não observáveis, como a volatilidade.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados