Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Valor Terminal

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/04/2021 às 12:37 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é valor terminal?

O valor terminal determina o valor de um ativo ou de um negócio após a estimativa do fluxo de caixa. Esse cálculo, no entanto, pressupõe que o negócio crescerá a um ritmo constante. 

O valor terminal equivale a uma porcentagem do total avaliado. 

Explicando o valor terminal

É difícil terminar qual será o fluxo de caixa de uma empresa nos próximos anos já que o negócio pode ser valorizar ou se desvalorizar no mercado. No entanto, os analistas financeiros conseguem simular o cenário futuro por meio de modelos financeiros como o fluxo de caixa descontado, que permite avaliar a viabilidade de um negócio.

Segundo esse método, o valor de um ativo equivale a todos os fluxos de caixa derivados desse ativo. Do resultado obtido é preciso descontar o valor presente, calculado a uma taxa de juros fixa. 

O fluxo de caixa é composto pelo período de previsão e pelo valor terminal. O período de previsão cobre um período de cinco anos - prazos maiores tendem a prejudicar as projeções calculados sobre o volume pelo chamado valor terminal.

Dois métodos podem ser usados para o cálculo do valor terminal: o modelo perpétuo, também chamado de Modelo de Crescimento de Gordon e o múltiplo de saída.

No primeiro método, o fluxo de caixa crescerá a um fluxo constante. Já o segundo estabelece que a métrica de mercado determinará o valor de venda da empresa.

Os investidores, geralmente, analisam o modelo múltiplo de saída para montar uma carteira de investimentos, enquanto os bancos e outras instituições financeiras preferem analisar o Modelo de Crescimento de Gordon.

Métodos de valor terminal

Método de perpetuidade

Nesse método os dividendos previstos consideram o prejuízo esperado para o período em análise. Os dividendos devem ser analisados em intervalos reduzidos, já que projeções que se estendem muito no futuro se tornam menos precisas. Além disso, não há como prever quando uma empresa encerrará as suas atividades.  

Para superar as limitações desse método, o valor terminal deve ser usado para presumir que o fluxo de caixa crescerá a uma taxa constante a partir de uma data específica. Nesse caso, a fórmula para calcular o valor terminal é a seguinte:

(FCF * (1 + g)) / (d - g), onde:

  • FCF = Fluxo de caixa livre para o período em análise,
  • g = Taxa de crescimento prevista,
  • d = taxa de desconto. 

O resultado é taxa de crescimento esperado para o período em análise. Esse valor tem início no final do último período declarado e segue a um ritmo constante para a perpetuidade. 

Esse valor, em geral, está alinhado com a taxa de inflação e não pode ser superior à taxa de crescimento  do produto interno bruto (PIB).

Múltiplo de saída

É usado para se analisar um número limitado de possibilidades. Nesse caso, o valor terminal deve refletir o valor dos ativos de uma empresa em um dado momento. 

O valor das aquisições é calculado com múltiplo de saída quando o patrimônio líquido de uma empresa é adquirido por outra instituição. O preço justo dessa transação é estimado ao se multiplicar as vendas e o lucro por um fator comum entre as empresas que foram vendidas recentemente. 

Nesse caso, o resultado é obtido ao se multiplicar a métrica mais recente pela média de saídas de outras transações comerciais. Os bancos de investimento, frequentemente, empregam esse método de avaliação para decidirem se devem ou não investir em determinada empresa.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados