Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Vantagem Competitiva

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:30/08/2019 às 21:46 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é determinada por um diferencial de mercado que uma empresa tem sobre seus concorrentes. Segundo Michael Porter, professor da Harvard Business School, ela pode ser estabelecida por melhor preço ou diferenciação no produto ou serviço.

Com uma abrangência maior, alguns pontos que podem representar vantagens para as empresas na sua presença de mercado incluem:

  • Acesso a recursos naturais;
  • Qualificação profissional;
  • Barreiras de entrada no mercado;
  • Localização geográfica;
  • Acesso à tecnologia e informação.

As cinco forças competitivas

Segundo Porter, existem cinco forças tradicionais que determinam se uma empresa possui ou não uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. São elas:

  • Ameaça de novos concorrentes: a entrada de novas empresas no segmento pode indicar um crescimento de mercado, com a possível implantação de novas tecnologias de produção, grupos com maior poder aquisitivo e investimentos mais altos em produção. Nesse caso, o custo de manufatura dos novos entrantes é menor e o preço de venda se tornará menor que o atual. Os novos concorrentes passarão a ter então vantagem competitiva pelo preço ofertado;
  • Poder de negociação com fornecedores: em alguns casos, os fornecedores possuem uma capacidade financeira maior que a dos produtores, logo seu poder de negociação é maior. Quando isso ocorre, as manufaturas ficam presas a fornecedores únicos e não conseguem aumentar sua margem de lucro por meio de negociação de custos;
  • Ameaça de produtos substitutos: com o desenvolvimento tecnológico o mercado vem ampliando a oferta de produtos inclusive nas categorias em que marcas únicas eram dominantes. Produtos similares de boa qualidade e que atendam a demanda dos consumidores podem representar uma ameaça àqueles que não se adaptarem às novas tendências de mercado;
  • Poder de negociação dos consumidores: similar ao poder de negociação dos fornecedores, essa força representa o caminho inverso. Quando as empresas representam um número significativo das vendas dos fornecedores, elas têm mais poder de negociação nos processos de compra, conseguindo negociar preços e prazos com maior facilidade e eventualmente trabalhando com margens de lucro maiores. Na segunda situação, a empresa consegue uma maior parcela de mercado por oferecer produtos com preços mais baixos;
  • Rivalidade entre os concorrentes: com o crescimento da concorrência, a disputa pela parcela de mercado se tornou cotidiana. Além da melhor oferta, as empresas passaram a oferecer serviços de entrega, garantias estendidas, opções de parcelamento variadas. Há também um crescimento nos investimentos em publicidade direta, indireta e estudos de marketing para análise de mercado.

Vantagens competitivas no século 21

Um ponto que passou a ser explorado nos últimos anos é o diferencial e o valor de marca agregado aos produtos e serviços. Com os avanços tecnológicos e o desenvolvimento constante das ferramentas de comunicação, a presença das marcas na luta por causas sociais e ambientais passaram a ser levadas em conta mais frequentemente.

Empresas que utilizam materiais recicláveis, realizam projetos sociais, tomam posições públicas com relação às lutas de minorias, por exemplo, tem visto o valor de suas ações crescerem e suas parcelas de domínio de mercado aumentarem.

Um exemplo recente é o da Gillette, que realizou uma campanha contra o machismo institucional e sistêmico. A campanha veiculada no início de 2019 gerou diversas repercussões negativas mundo afora e alguns especialistas previam uma queda significativa nas vendas e preços das ações.

A Gillette – empresa que é parte do grupo P&G – no entanto, não sofreu nenhuma perda em seus números de vendas e apresentou uma valorização de mais de dez mil pontos em seu valor na bolsa de valores, segundo dados da bolsa de Nova York.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados