Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Viés da Crença

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/11/2019 às 20:52 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Viés da Crença?

Viés da Crença (ou Belief Bias, em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

A sua principal característica é narrar a tendência que nós, seres humanos, possuímos de, ao analisar argumentos em uma discussão, julgarmos a sua força de acordo com quão plausível é a conclusão - e não com a contribuição precisa que aquele argumento teve para que aquela conclusão fosse declarada.

Lendo apenas essa definição, pode ser difícil visualizar como o Viés da Crença se apresenta na nossa vida cotidiana. Nós sabemos! Mas não se preocupe: daqui em diante, vamos nos debruçar sobre esse fenômeno psicológico e explicar, de forma mais clara, o seu funcionamento.

Inicialmente, é importante ressaltar que, naturalmente, nós rejeitamos quaisquer opiniões, dados e afins que contrariam as nossas crenças de mundo. O mesmo não acontece com os elementos que reafirmam o nosso ponto de vista: com estes, somos muito mais receptivos.

Isso significa que somos mais críticos com o que nos critica e menos desconfiados com o que nos valida.

Existem, inclusive, vieses cognitivos destinados especificamente a explicar cada etapa desse "filtro de validação" - sendo o viés de confirmação, a percepção seletiva e o efeito backfire os melhores exemplos!

Como o Viés da Crença funciona?

Podemos vê-lo em ação de forma fácil, acessando alguma rede social. Nela, as pessoas discutem a todo vapor quem está certo ou está errado, em toda sorte de temáticas. Para tanto, elas sustentam os seus julgamentos com argumentos, de modo que mostrem o quão verdadeiro (e "tão claro e óbvio" e "como você não concorda com isso?" e "meu Deus, você é um idiota") a sua conclusão é.

Contudo, desde os tempos de Aristóteles, o Pai da Lógica, se sabe que os silogismos correm soltos pelo mundo.

Se essa é uma palavra nova para você, saiba que um silogismo é um modelo antigo de dedução. Composto por duas premissas e uma conclusão, ele pode ser organizado da seguinte forma:

  • Premissa 1: Todos os animais que voam possuem asas;
  • Premissa 2: Aves voam;
  • Conclusão: Aves possuem asas.

Parece lógico, correto? O problema é que nem sempre os silogismos estão corretos. Um silogismo composto por uma premissa falsa ainda pode apresentar uma conclusão válida, enquanto o contrário também é possível: uma conclusão equivocada pode surgir, mesmo que as premissas sejam verdadeiras.

E o nosso cérebro é péssimo em lidar com esse fato, muitas vezes. Quando falhamos em identificar o erro existente em um silogismo (que, como veremos, estão presentes continuamente no nosso dia a dia) é que nasce o Viés da Crença.

Um exemplo de silogismo com uma conclusão válida e alguma premissa falsa seria:

  • Premissa 1: Todos os animais com asas, voam;
  • Premissa 2: Águias têm asas;
  • Conclusão: Águias voam.

Veja bem: as águias realmente voam, mas será mesmo que todos os animais com asas fazem o mesmo? É claro que não.

Analisando assim, racionalmente, o erro é fácil de ser encontrado.

Na vida real, contudo, você se lembra que dissemos que o nosso julgamento é afetado conforme os argumentos e conclusões validam ou confrontam nossas crenças?

Pois bem, se a conclusão exposta nos "confirmar", teremos uma dificuldade maior em questionar (e até mesmo enxergar) os seus erros. Isso é o Viés da Crença!

Outro exemplo, dessa vez de um silogismo composto por duas premissas verdadeiras e uma conclusão falsa, vemos a seguir:

  • Premissa 1: Todos os investimentos possuem riscos;
  • Premissa 2: Títulos de capitalização não são investimentos;
  • Conclusão: Títulos de capitalização não possuem riscos.

Percebe o quanto essa dedução é perigosa? Se essa é a sua opinião, é possível que essas duas premissas apenas façam com que você acredite mais ferozmente em uma mentira.

E nisso o Viés da Crença é mestre: te cegar para que o status quo prevaleça, mesmo que isso signifique prejuízo (na cabeça e no bolso) para você.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados