Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

YoY – Year Over Year

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/08/2019 às 20:10 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Year Over Year (YoY)?

Conhecido como Year over Year, Taxa Homóloga ou Taxa de Variação Homóloga, o YoY é, basicamente, um cálculo com a finalidade de comparar variáveis de um período do ano com o mesmo período no ano anterior (como entre agosto de 2019 e agosto de 2018).

Os seus resultados são apresentados em forma de percentual, como vemos nos telejornais: “o preço da gasolina subiu em x% se comparado com x período do ano passado".

Esse e outros exemplos do seu uso fazem parte do nosso dia a dia e nos ajudam a compreender as movimentações do mercado e suas atualizações, entre outros pontos.

Mas, afinal, é fundamental compreendermos quem mais utiliza o YoY, como é calculado e outras exemplificações de suas aplicações. Vamos lá?

Como o Year Over Year (YoY) é utilizado?

Devido sua finalidade comparativa, o YoY é eficiente para trazer profundidade às análises, além de proporcionar uma interpretação de resultados e o desenvolvimento de estratégias mais assertivas para futuras tomadas de decisões.

O seu uso é frequente em instituições como meios de comunicação (jornais, revistas etc.), empresas, governo e indústria, a fim de encontrarem dados efetivos que informem e/ou sirvam como parâmetros.

Isso porque, se trouxermos o YoY para a nossa própria vida, somos também capazes de refletir sobre o seu desenvolvimento - como essa entidades fazem.

Se a sua intenção, por exemplo, é se tornar um exímio batedor de pênaltis, a quantidade de chutes convertidos é muito importante para mensurar o seu progresso na atividade.

Se em janeiro de 2018 você era capaz de converter 8 de cada 10 chutes, enquanto em janeiro de 2019 esse valor caiu para 5 em cada 10, se entende que o seu treinamento não está sendo efetivo.

O contrário também acontece: se em 2019 você converte 9 em cada 10, significa que a prática de um ano trouxe resultados.

No caso dos agentes que citamos acima, como os maiores utilizadores do YoY, indicadores mais abrangentes são alvos da sua comparação.

Pois é, não importa quantos pênaltis você converteu no último campeonato de bairro do qual você participou, é mais provável que o jornal prefira noticiar as variações no PIB. Faz parte…

Como o Year Over Year (YoY) é calculado?

O cálculo do YoY pode variar de acordo com o indicador (IDH, PIB, Balança Comercial, índices de desemprego, índices de oferta e procura e mais) que busca comparar.

Porém, podemos dizer que há uma fórmula básica para aplicarmos e chegarmos a um percentual. Veja:

  • (Período de tempo atual - Período de tempo passado) / Período de tempo passado x 100 = YoY

Ou seja:

  • (Pênaltis convertidos em 2019 – pênaltis convertidos em 2018) ÷ pênaltis convertidos em 2018 x 100 = YoY.

Exemplos da aplicação do Year Over Year (YoY) na mídia

O YoY é direcionado, principalmente, para a macroeconomia, trabalhando com grandes dados e comparativos. Mas nada impede que ele seja usado no seu dia a dia!

Desde a comparação de ganhos, dos frutos de uma plantação, dos preços dos seus produtos favoritos e até da conversão de pênaltis (!), ele pode ampliar o seu olhar e aprimorar os seus planos.

De hoje em diante, sempre que ler reportagens como as do trecho a seguir, você saberá que foram embasadas pelo YoY:

“No total, o volume de vendas da Black Friday, de quinta a domingo, representou um crescimento de 11,2% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2017 o crescimento foi de 8,8%, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).” – Exame

“O desempenho da economia brasileira no ano foi decepcionante diante das expectativas iniciais, repetindo o avanço registrado em 2017, quando o PIB também avançou 1,1%.” - G1.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados