Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Alan Greenspan

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/03/2019 às 22:18 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

Quem é Alan Greenspan?

Alan Greenspan é um economista estadunidense, mais conhecido pelo período de 19 anos (entre 1987 e 2006) que presidiu o Federal Reserve Board (o FED, Banco Central dos Estados Unidos).

Além disso, Greenspan também presidiu o Federal Open Market Committee (o FOMC), comitê responsável pela definição da política monetária do país e divulgação de relatórios importantes como o Beige Book e o Green Book.

Nascido em Nova Iorque, foi nessa mesma cidade que Alan Greenspan se graduou em Economia. Ainda pela Universidade de Nova Iorque (NYU), adquiriu o seu mestrado e doutorado na área.

Antes de assumir a sua posição no FED, trabalhou por quase 35 anos (entre as décadas de 1950 e 1980) em funções de consultoria ligadas ao mercado econômico, fundando inclusive o seu próprio empreendimento, o Townsend-Greenspan & Co.

Após a saída do órgão, em 2006, Greenspan voltou-se às atividades de análise de mercado, sendo identificado hoje como um dos mais importantes consultores financeiros do mundo.

Como Alan Greenspan adquiriu notoriedade no mercado financeiro?

Em 1987, Greenspan iniciou o seu primeiro mandato no FED. Nomeado pelo presidente Ronald Reagan, permaneceria no cargo por quase duas décadas - tendo sido mantido também por George Bush, Bill Clinton e George W. Bush.

Como presidente do FED, Greenspan ficou conhecido por seu princípio radical em relação à regulação do mercado financeiro. Durante anos, o mesmo deixou claro o quanto acreditava que os agentes econômicos poderiam se autorregular, deixando de se engajar em inúmeras reformas específicas de controle das operações.

A sua postura, inclusive, é citada pela revista Times como uma das razões para incluí-lo na lista de 25 pessoas que deveríamos culpar pela crise de 2008. Para ler o artigo completo, clique aqui (texto em Inglês).

Ainda assim, se a passagem de Greenspan pelo FED não foi perfeita, chegou muito próxima disso.

Em iídiche, usa-se a palavra basheret para definir o encontro perfeito entre duas almas gêmeas - e para adverti-las de que, se vierem a se casar, o casamento não será um mar de rosas, mas exigirá muita dedicação e energia para se manter.

Bom, apesar de toda a culpa (parcial) que Greenspan carrega pela crise de 2008, o mercado financeiro faz questão de manter o seu basheret imaculado.

Isso porque o mesmo sempre foi visto, adorado e requisitado como um excelente apagador de incêndios. Se não regulava muito o mercado, o socorria com eficiência e precisão sempre que um momento difícil se apresentava.

Bolha da Internet, crise mexicana de 1994, crise russa de 1998, Segunda-feira Negra, ataques terroristas de 2001… Só para citar alguns colapsos em que a atuação de Greenspan a frente do FED fora determinante, principalmente na utilização do controle inflacionário como ferramenta estratégica.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados