Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Banco Nacional da Habitação (BNH)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:04/03/2021 às 12:59 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Banco Nacional da Habitação (BNH)?

Banco Nacional da Habitação, mais conhecido pela sigla BNH, foi uma instituição financeira brasileira que, ainda na segunda metade do século XX, exerceu um papel fundamental no desenvolvimento urbano do nosso país. Para se ter uma ideia, muitas das organizações e fundos que hoje são essenciais dentro do nosso ecossistema habitacional foram administrados pelo BNH no período de sua existência.

O Banco Nacional da Habitação foi criado no ano de 1964 e persistiu até 1986, pouco mais de um ano após o fim do regime militar, o que o configura como uma instituição-marco desse período. 

Quais eram as responsabilidades do Banco Nacional da Habitação (BNH)?

Fundado através da Lei nº 4.380, o Banco Nacional da Habitação nasceu como uma autarquia federal. Como você já aprendeu no nosso artigo completão sobre o assunto aqui na Mais Retorno (para conferir, clique aqui), as autarquias pertencem à chamada administração indireta, possuindo um patrimônio próprio e atribuições específicas. Embora o BNH já esteja extinta, outras autarquias mantêm uma posição de destaque no mercado financeiro brasileiro, como é o caso da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), do Banco Central do Brasil (BACEN), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) - cada qual com suas responsabilidades e funções.

O BNH, por sua vez, ficou responsável em especial pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) E pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Vamos aprender mais sobre eles a seguir!

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

Enquanto fundo financeiro, o FGTS forma uma reserva que tem o objetivo principal de amparar o trabalhador em casos de demissão sem justa causa. 

O fundo é depositado em uma conta individual por trabalhador. Os depósitos são feitos pelo empregador, mensalmente, correspondendo atualmente a 8% do salário bruto do funcionário. O FGTS também apresenta um rendimento de 3% ao ano, mais Taxa Referencial. Quando o funcionário é demitido sem justa causa, a empresa deve pagar uma multa correspondente à parte do valor acumulado no fundo. 

Para aprender mais a respeito do FGTS, clique aqui e confira o nosso artigo completo sobre o assunto!

Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) é um dos sistemas empregados no Brasil para a concessão de crédito para a compra de imóveis. Trata-se de uma criação do governo que visa facilitar a aquisição, construção ou reforma de imóveis voltados à finalidade habitacional, isto é, imóveis residenciais.

Para aprender mais a respeito do SFH, clique aqui e confira o nosso artigo completo sobre o assunto!

O que levou ao fim do Banco Nacional da Habitação (BNH)?

Para você ter uma ideia, o BNH chegou ao posto de segundo maior banco do Brasil ainda na década de 1960. Isso não impediu que no decorrer dos anos o mesmo sofresse com mudanças administrativas - passando, por exemplo, de uma autarquia à empresa pública de personalidade jurídica de direito privado - e escândalos. O maior deles ficou conhecido como "Caso Delfin", que envolvia o banco em um esquema de quitação fraudulenta de dívida por parte do Grupo Delfin, e resultou na falência de ambas as instituições nos anos seguintes à revelação do esquema. 

A estrutura do BNH foi incorporada à Caixa Econômica Federal, que o substituiu inclusive na gestão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados