Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Boca a boca (propaganda)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/10/2021 às 17:37 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é boca a boca?

No universo do marketing, existem diversas formas pelas quais uma empresa pode chegar a um determinado público-alvo. Uma delas é a propaganda boca a boca.

Esse método é, na realidade, uma forma praticamente gratuita de divulgação para uma companhia. Consiste na recomendação dos próprios clientes entre si, elogiando a empresa ou a maneira pela qual ela atua e, mesmo sem perceber, influenciando amigos e familiares a consumirem por lá também.

Embora pareça extremamente simples, o marketing boca a boca ainda produz resultados poderosos. Entre outros motivos, ele é mais autêntico do que ações de marketing tradicionais onde a própria companhia elogia os seus produtos e serviços.

Como funciona a propaganda boca a boca?

A dinâmica de uma propaganda boca a boca é relativamente simples. Imagine que você vá a uma loja de vestuário e fique encantado com a qualidade da loja, do atendimento ou até mesmo da experiência oferecida.

Neste cenário, é bastante provável que você comente em sua rotina pessoal que visitou a loja e amou a forma pela qual foi tratado. Ou então fale sobre a marca quando alguém fizer a tradicional pergunta de "onde você comprou essa roupa?" ou então "essa roupa é de qual marca?".

Pois bem, ao mencionar e falar sobre uma empresa de maneira natural no seu dia a dia, você já está fazendo o marketing boca a boca para essa companhia.

Quais são as vantagens do marketing boca a boca?

A primeira e maior vantagem da propaganda boca a boca está na sua autenticidade. É completamente diferente, em termos de aceitação, ouvir a recomendação de alguém próximo do que confiar em um anúncio pago na internet.

As técnicas normais de marketing funcionam também, é verdade. Mas elas são mais trabalhosas. A empresa precisa "martelar" a sua mensagem diversas vezes para que o consumidor compre aquela ideia. É diferente no marketing boca a boca: a proximidade com quem recomenda quebra essa barreira inicial.

Além disso, há outro benefício importante que é o custo. Esse tipo de divulgação é, na enorme maioria das vezes, "gratuito". É claro que há um custo oculto nesse processo, que é o investimento em serviço, qualidade e atendimento que impacte positivamente o cliente. No entanto, o marketing em si é voluntário.

Por fim, tem ainda o componente de "viralizar" a recomendação. Isto é, um cliente sugere a marca para um amigo, que posteriormente repete o processo. Assim, aos poucos, muitas pessoas são impactadas sem que a empresa esteja atuando de maneira ativa nessa propaganda.

Como uma empresa pode fazer propaganda boca a boca?

Por ser um processo que depende diretamente da atuação do próprio consumidor, o marketing boca a boca é mais difícil de ser realizado para uma marca. Isso porque é preciso, em primeiro lugar, que o cliente seja impactado de maneira positiva — o que é subjetivo.

Ainda assim, existem alguns recursos que as companhias podem adotar para conquistar essa recomendação. Para começar, a operação tem que rodar muito bem. Isto é, ter um time de vendas qualificado, estoque renovado para que não falte produtos e oferecer uma experiência tranquila de compra ao consumidor.

Ademais, é necessário surpreender o visitante. Se a expectativa for apenas atendida, dificilmente ele se tornará um promotor da marca. É preciso ir além e entregar algo acima do que o próprio consumidor espera — e isso vai exigir, em muitas vezes, bastante criatividade do time de marketing.

Por fim, é essencial que a marca busque algum tipo de conexão com o seu cliente. Isso pode ser feito por meio de históricas, comunicação nas mídias sociais ou no trabalho pós-venda. Tudo que impacte positivamente o consumidor pode contribuir com o marketing boca a boca.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados