Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/07/2021 às 19:20 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é CFG?

A CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos de Gestão) é destinada para os profissionais que pretendem atuar no setor de recursos de terceiros. Antigamente, para atuar exclusivamente como gestor de fundos, era preciso ter a CGA, no entanto, essa é uma certificação conhecida pela sua complexidade — já que demanda, ao menos, uma graduação por parte do profissional e duas etapas de avaliação.

A ANBIMA, então, resolveu facilitar a dinâmica para os profissionais que desejam migrar para a gestão de recursos de terceiros e criou a CFG. Dessa forma, ela funciona como uma porta de entrada para o profissional no segmento.

Como a prova da CFG funciona?

Para conseguir a certificação de especialista em Fundamentos de Gestão, o profissional precisará se submeter a uma prova realizada pela própria ANBIMA. Diferentemente da avaliação da CFA, a da CFG é feita em apenas uma parte — e não em duas. Para conseguir a aprovação, é necessário o equivalente a 70% de acertos, o que representa um total de 42 questões acertadas das 60 contidas na prova.

O teste tem duração de 180 minutos, ou seja, 3 horas, e aborda 12 assuntos principais. São eles:

  • Finanças Comportamentais;
  • Alocação de Ativos;
  • Ética e Autorregulação;
  • Finanças Corporativas;
  • Análise de Relatórios Financeiros;
  • Economia;
  • Métodos quantitativos;
  • Mercados e Instrumentos Financeiros;
  • Política de Investimento;
  • Legislação e Regulação;
  • Teoria Moderna de Carteiras e Modelos de Precificação de Ativos;
  • Novas tecnologias em Finanças.

Aqui, é importante pontuar que mesmo que todos os assuntos sejam importantes não só para a avaliação em si, mas para a vida profissional de cada um que for fazer a prova, alguns deles têm um peso maior no resultado que os outros. A Alocação de Ativos, por exemplo, tem um peso de 13 a 17%. Já Finanças Comportamentais varia de 3 a 7%.

Em quais cargos um profissional com a CFG pode atuar?

Alguns segmentos, cargos e profissões específicas demandam certo grau de conhecimento e, por isso, só disponibilizam vagas para profissionais que possam comprová-lo por meio de certificações. Por esse motivo, é importante conhecer os cargos que alguém certificado com o CFG pode — e quais não pode — atuar.

Um dos pontos que os profissionais precisam se atentar é que, por ser uma certificação mais introdutória e simples para o mercado de fundos de investimento, a CFG não possibilita, efetivamente, que quem tenha o certificado atue como um gestor de fundos. No entanto, já torna possível que seja empregado em cargos mais altos relacionados à gestão de terceiros e aos próprios fundos em si.

Outro ponto bastante importante é que o CFG é um certificado que serve de pré-requisito para outras certificações, como o próprio CGA. Isso acontece porque os assuntos relacionados a elas são mais densos, mais técnicos e mais profundos e, por isso, o profissional precisa atestar que tem domínio dos assuntos mais simples primeiro para depois se aprofundar e conseguir trabalhar, de fato, na gestão de fundos.

Qual é a validade da CFG?

A validade de qualquer certificação da ANBIMA sempre foi um ponto que deixou vários profissionais em dúvida e com a CFG não é diferente. Isso se dá por conta do dinamismo do mercado financeiro e o fato da agência precisar realizar todo um sistema de atualização para a reciclagem dos conhecimentos que são necessários para que quem tem o certificado possa continuar atuando como gestor de recurso de terceiros.

Sendo assim, a CFG conta com a validade de 3 anos a partir da data em que o profissional foi aprovado no exame. Depois disso, é necessário fazer uma atualização antes da data de vencimento para que ela seja válida por mais 3 anos. Só é possível consegui-la por meio de um curso online oferecido pela própria ANBIMA. Depois que ele for concluído, a certificação será renovada automaticamente.

Existe, porém, uma ressalva nesse contexto em relação a CFG. O seu vencimento sempre acontecerá na mesma data da CGE ou da CGA, caso o profissional também seja habilitado em alguma delas. Dessa forma, quando acontecer a atualização da certificação de maior acontecer, a CFG também será atualizada de forma automática.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados