Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CPA-20

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/02/2020 às 21:04 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é CPA-20

CPA-20, ou Certificação Profissional ANBIMA série 20, é o nome de uma certificação profissional ligada ao mercado financeiro. Quem deseja trabalhar lidando com investidores precisa ter essa certificação, que é obtida por meio de uma prova.

Entre as certificações ANBIMA, ela é considerada a segunda menos complexa. Por isso, costuma ser procurada por profissionais que já estão desenhando uma carreira no mercado financeiro. Quem ainda quer entrar, ou acabou de entrar, nesse mercado costuma buscara CPA-10, que é mais simples.

Quem precisa da CPA-20

 

A CPA-20 não é necessária para qualquer profissional que trabalhe com investidores; apenas para aqueles que atuam com varejo de alta renda, clientes private e corporate, além de investidores institucionais, em agências bancárias. Para quem atua com o grande público, formado de investidores não qualificados, a certificação CPA-10 é suficiente.

Tenha em mente, que o profissional com uma CPA-20 pode desempenhar as atividades específicas para as quais essa certificação habilita e, também, as atividades que um profissional com a CPA-10 pode fazer.

Vale a pena ressaltar que a exigência de certificações profissionais não foi criada pelos bancos, mas imposta através de resolução pelo Banco Central há cerca de duas décadas. Outra exigência é que a certificação seja oferecida por uma entidade de reconhecida capacidade técnica; no caso da CPA-20, é a ANBIMA.

Como é a prova da CPA-20

A prova da CPA-20 é composta por 60 questões de múltipla escolha, que devem ser resolvidas em um computador, no prazo de 2:30 horas. As questões são distribuídas em 7 seções, cada uma com seu peso na nota:

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes, com peso de 5% a 10%
  • Compliance legal, ética e Análise do perfil do investidor, com peso de 15% a 25%
  • Princípios Básicos de Economia e Finanças, com peso de 5% a 10%
  • Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa, com peso de 17% a 25%
  • Fundos de Investimentos, com peso de 18% a 25%
  • Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL, com peso de 5% a 10%
  • Mensuração e Gestão de Performace e Risco, com peso de 10% a 20%

Para ser aprovado, o candidato precisa apresentar um aproveitamento de 70% ou mais na prova. Atenção, pois isso não significa necessariamente acertar 70% das questões, já que diferentes temas têm diferentes pesos.

Aspectos burocráticos

Os aspectos burocráticos para realizar a prova e obter a certificação CPA-20 não diferem em quase nada da certificação CPA-10. É preciso fazer a inscrição pelo site da ANBIMA, pagar o boleto gerado e, no prazo máximo de 60 dias após a confirmação do recebimento, agendar a data e horário desejados.

No dia agendado, o candidato deve estar presente no centro de aplicação escolhido para realizar a prova. Se ele não agendar no prazo ou não comparecer no dia, via de regra, sua inscrição é cancelada sem ressarcimento do valor pago.

O valor pago, aliás, pode variar. Aplica-se uma taxa de inscrição para profissionais vinculados a instituições associadas à ANBIMA e outra, mais alta, para quem não tem esse vínculo.

Vencimento e atualização da certificação

A CPA-20, assim como outras certificações ANBIMA, tem um prazo de validade. Para saber qual é o prazo, é preciso avaliar a situação do profissional.

Aquele profissional que está trabalhando em uma instituição associada à ANBIMA recebe o nome de profissional certificado. No caso dele, a certificação é válida por 5 anos. Enquanto isso, aquele profissional que não está trabalhando em uma dessas instituições é chamado apenas de profissional aprovado. Sua certificação é válida por 3 anos.

Suponha que um profissional não está trabalhando quando recebe a certificação, mas, dois anos depois, é contratado. Então, a CPA-20 dele, que estava prestes a vencer, recebe mais três anos de validade.

Quando o fim do prazo se aproximar, o profissional não precisa fazer uma nova prova. Em vez disso, ele pode atualizar sua certificação realizando um curso oferecido pela ANBIMA. No entanto, para isso, deve observar uma regra importante: começar e terminar o curso, com aprovação, antes da data limite da validade.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados