Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Current Account

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/06/2021 às 14:28 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Current Account?

Current Account ou, em português, Conta Corrente, é uma das opções de conta bancária oferecidas a pessoas físicas (conta individual ou conjunta) ou jurídicas que desejam se vincular a algum banco.

Quais os tipos de serviços disponíveis?

Ter uma conta desse tipo significa estar apto a realizar diversas transações bancárias, como:

Transferências

É possível fazer transferências de valores entre contas  de mesmo tipo ou de um tipo diferente, como a conta poupança, por exemplo. Se a transferência for feita para uma o mesmo banco, essa transação geralmente tende a ser gratuita. Por outro lado, se a conta de destino pertencer a um banco diferente, é comum a aplicação de taxas.

Saques

O interessado também pode sacar dinheiro de maneira rápida e pouco burocrática, seja em caixas eletrônicos das agências onde foi aberta a conta, no guichê de atendimento popularmente chamado de “boca do caixa” ou mesmo em terminais 24 horas.

Pagamentos

Existem diversas despesas que podem ser pagas por meio de uma conta que possua recursos suficientes. As mais comuns são as contas de consumo, como energia elétrica, água, telefone, etc. Também há a possibilidade de quitar impostos ou pagar por uma compra on-line, utilizando um boleto, por exemplo.

Recebimento

Sendo uma via de mão dupla, ter uma conta no banco também permite receber quantias de naturezas diversas, desde o pagamento de um empréstimo informal, passando pelos vencimentos salariais, até a restituição do Imposto de Renda.

Qual o custo desse tipo de conta?

Quando uma Current Account é aberta, é possível escolher o tipo de tarifas que melhor se adequa às suas necessidades. Basicamente, existem dois, que são contas totalmente gratuitas e as contas com os chamados pacotes de serviços, pagos mensalmente por meio de débito automático.

Vale destacar, porém, que o Banco Central determina que as instituições financeiras ofereçam a possibilidade de se ter uma conta gratuita. Ao optar por esta modalidade, o cliente tem serviços mais limitados, como número máximo de transações permitidas por mês, acesso mais burocrático a cartões de crédito e a empréstimos, valor baixo de cheque especial etc.

Por outro lado, nos casos em que o cliente escolhe pagar um valor mensal para manter sua conta, os serviços disponíveis costumam ser maiores. Entre as vantagens, estão as transações bancárias ilimitadas, linhas de crédito disponíveis, cartão de crédito, limite de cheque especial disponível para pagamento sem juros, entre outras.  

Como abrir uma Conta Corrente?

Àqueles que pretendem ter uma Current Account, seja ela totalmente gratuita ou com taxas mensais, importa saber que sua abertura é, na grande maioria das vezes, de graça. Apesar disso, algumas questões podem dificultar esse processo.

Ao solicitar a abertura de uma conta, provavelmente, o banco fará uma análise de crédito com o intuito de verificar se o solicitante possui alguma fonte de renda e se existem restrições em seu CPF. Quando há algum impedimento, e o cliente necessita de uma conta para o recebimento de salário, é comum que seja aberta uma conta salário, que se destina unicamente ao recebimento e saque dos vencimentos do trabalhador.

O processo para solicitar a abertura de uma conta não é muito complexo para os que se encaixam no perfil esperado pelo banco. Para tal, basta ir a uma agência, haja vista que ainda são poucas as instituições que realizam abertura de conta pela internet.

O interessado deve comparecer munido de alguns documentos básicos, como RG, CPF e comprovante de residência. Um ponto positivo é que pessoas menores de 18 anos também podem ter uma Current Account. Para esse público, o procedimento é o mesmo, exceto pela exigência da presença do responsável legal no momento da abertura da conta.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados