Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Data de Concessão do Benefício

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/05/2021 às 19:33 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é data de concessão do benefício?

A data de concessão do benefício é o termo utilizado para se referir ao dia em que um indivíduo começará a receber o seu benefício da aposentadoria, ou de qualquer outro, concedido pelo INSS. No setor público, essa data é informada na carta de concessão.

Esse documento é emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e é concedido quando o pedido do benefício é aprovado. Ele contém todas as informações sobre a solicitação em questão e é entregue ao beneficiário pelos Correios.

Caso uma pessoa entre com o pedido de aposentadoria e ele for aceito, deverá receber o documento e a data de concessão do benefício em cerca de 20 dias corridos depois do deferimento. O contribuinte que solicitar o auxílio-doença, por sua vez, deverá receber a sua carta e a data da concessão depois das etapas de perícia médica exigidas.

Qual é a importância da carta de concessão do benefício?

A carta de concessão do benefício, como o seu próprio nome sugere, é um documento emitido pelo INSS após a algum benefício ser concedido ao contribuinte. Um dos exemplos mais comuns é quando o trabalhador fica doente e faz o requerimento do auxílio-doença. Caso o instituto entender que o segurado está incapaz de retornar ao serviço prestado, oferecerá o benefício.

Esse documento que, além da data de concessão do benefício, é extremamente importante porque, nele, constará o número do benefício, que nada mais é que o número do processo que resultou a concessão. É nele que constará também a memória de cálculo, ou seja, a relação de valores salariais do segurado que serviram de base para essa contribuição da previdência. Caso seja necessário pedir uma revisão de valores, é preciso demonstrar, com a carta o eventual erro do INSS ao fazer o cálculo do valor mensal.

Além disso, é sempre recomendável que a carta de concessão seja anexada ao processo judicial nos casos de corte do benefício — comum nas operações de “pente fino” do INSS. Muitos beneficiários acabam perdendo esse documento, mas é muito simples conseguir a segunda via. O procedimento pode ser realizado pelo site do instituto ou em alguma agência própria.

Quanto tempo leva para que seja definida a data de concessão do benefício do INSS?

Geralmente, o prazo de análise para que o INSS analise o requerimento de um benefício e libere a data de concessão do benefício é de 45 dias. Para isso, o instituto leva em consideração todos os documentos encaminhados e, se for preciso, faz uma perícia. Depois desse período, a solicitação é ou não aprovada.

Apesar do prazo legal ser de 45 dias, no entanto, atualmente leva cerca de 120 dias para que o requerente receba uma resposta — o que pode causar longas filas de espera. Enquanto a análise é feita, é possível acompanhar o requerimento por ligação telefônica ou pelo próprio site do INSS.

Quais informações constam na carta de concessão do benefício?

Além da data de concessão do benefício, a carta oferecida pelo INSS inclui diversas informações sobre o beneficiário e sobre a solicitação em si. As principais incluem:

  • início da vigência do benefício;
  • número do processo que teve como resultado a concessão;
  • tipo do benefício — se é pensão por morte, aposentadoria por idade, auxílio-doença etc.;
  • data do agendamento e apresentação dos documentos;
  • data do requerimento do benefício — a que conta para o recebimento de valores atrasados;
  • relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo;
  • valor do benefício que será recebido;
  • memória de cálculos — que é a declaração dos cálculos feitos para que fosse possível chegar ao valor do benefício;
  • local de pagamento e a rede bancária que será utilizada para isso;
  • data de secessão — que é o prazo previsto para o término do pagamento se o benefício for feito em caráter temporário.

Aqui é preciso ressaltar que cada um dos benefícios disponibilizados pelo INSS tem a sua própria carta. Isso significa que, mesmo que o beneficiário tenha direito a mais de um tipo de benefício, receberá um documento para cada um deles.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados