Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Instituto Internacional de Finanças (IIF)

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:19/04/2021 às 13:01 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Instituto Internacional De Finanças (IIF)?

O Instituto Internacional De Finanças, ou apenas IIF, é uma associação global da indústria financeira cuja missão é apoiar o setor financeiro na gestão prudente de riscos. Com cerca de 500 membros de 70 países, a instituição ainda desenvolve práticas sólidas da indústria e defende políticas regulatórias, econômicas e financeiras que atendem aos interesses gerais de seus membros e promovem, além do crescimento econômico sustentável, a estabilidade financeira global.

Os membros do IFF incluem bancos de investimento e comerciais, além de fundos de hegde, gestores de ativos, bancos de desenvolvimento e centrais, seguradoras e fundos soberanos. A instituição foi criada por 38 bancos dos principais países desenvolvidos em 1983 em resposta à crise da dívida internacional que ocorreu no início dos anos 19980. Desde então, já se expandiu para representar mais de 450 empresas de mais de 70 países.

O Instituto Internacional De Finanças atende seus membros por meio do fornecimento de análises e pesquisas sobre mercados emergentes e outras questões em finanças globais. Além disso, desenvolve e promove visões e propostas que podem influenciar o debate público sobre políticas — incluindo as de agências multilaterais — e temas de interesse comum para os participantes dos mercados financeiros globais.

O Conselho de diretores do IFF inclui 43 CEOs e presidentes que são liderados por Axel Weber. Os vice-presidentes são Piyush Gupta, Sim Tshabalala — também tesoureiro da instituição — e Walter Kielholz. O presidente e CEO do IFF é Timothy Adams, que ocupa o cargo desde fevereiro de 2013. Com sede em Washington, DC, nos Estados Unidos, conta com escritórios em Dubai, Pequim, Bruxelas e Cingapura.

Como o Instituto Internacional De Finanças funciona?

O Instituto Internacional De Finanças (IIF) oferece uma fonte bastante independente de pesquisas econômicas e financeiras de forma global. Além disso, fornece uma avaliação abrangente da perspectiva mundial com foco nas principais economias emergentes. Outro serviço fornecido pela instituição é uma análise oportuna dos fluxos de capital para esses mercados e do desenvolvimento dos mercados financeiros internacionais.

Um dos objetivos do IFF é focar nos desafios e nos riscos das políticas dos países membros. Assim, os responsáveis aproveitam as percepções de primeira mão das interações com os formuladores de políticas e empresas-membro e o envolvimento da equipe com o debate regulatório global. Sendo assim, os membros podem recorrer à equipe de economistas e analistas financeiros internacionais para obter instruções personalizadas sobre diversas questões — sejam elas macro, relacionadas a cada país ou de interesse regional.

Os eventos realizados pelo Instituto Internacional De Finanças (IIF) são considerados como os encontros mais importantes da indústria financeira global. As reuniões acontecem em todas as regiões do mundo e oferecem aos membros a oportunidade de se reunirem com colegas, clientes e funcionários públicos do mundo todo. Elas apresentam líderes sênior do setor, assim como inovadores e formuladores de políticas que discutem como o setor pode se adaptar a um cenário em rápida mudança.

Qual é a importância do IIF?

O IIF tem grande importância no cenário global porque é a voz líder da indústria de serviços financeiros em questões regulatórias. O instituto se envolve de forma bastante construtiva com os criadores de padrões globais e formuladores de políticas por meio de relatórios formais e apresentações, assim como por meio de um diálogo regular e simpósios de alto nível.

O Instituto Internacional De Finanças (IIF) e seu Conselho também se concentram em questões como padrões de liquidez para bancos e seguradoras, capital internacional, padrões de conduta, shadow banking, supervisão e gerenciamento de riscos, padrões de contabilidade e regras de mercado de derivativos. Por conta disso, seus membros participam de mais de 30 grupos de trabalho e comitês com colegas da indústria com o intuito de interagir com representantes do setor público.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados