Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Oligopsônio

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/08/2019 às 18:03 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é oligopsônio

Oligopsônio é um mercado no qual há poucos compradores para certo produto ou serviço. O termo vem do grego: "oligo" significa "pouco"; "psonio" significa "comprar". É uma forma de estrutura de mercado na qual há competição imperfeita. Ele pode ser considerado o contrário de um oligopólio, que é o mercado no qual há poucos vendedores.

Características de um oligopsônio

 

A principal característica de um oligopsônio é que os compradores exercem muita influência no mercado. Eles podem até mesmo fazer com que os vendedores reduzam o preço do produto ou serviço em questão.

Porém, não é apenas na questão financeira que os compradores exercem sua influência. Quando se forma um oligopsônio, eles podem ditar as especificações que desejam ao vendedor: quantidade, embalagem, entrega, qualidade, variedade, entre outros fatores. Como o vendedor não pode se dar ao luxo de perder um cliente (afinal, não existem tantos clientes assim no mercado), ele precisa se adaptar à demanda.

De fato, do ponto de vista do vendedor, não existem vantagens em uma situação de oligopsônio. Além de estar em uma posição de menos poder do que o comprador, ele também acabam arcando com boa parte dos riscos envolvidos no negócio. Por exemplo, se um produtor agropecuário em um oligopsônio eventualmente produzir mais do que o esperado, ele não tem como escoar o excedente, e fica com o prejuízo.

Outra característica relevante de um oligopsônio é que o produto ou serviço em questão é bastante homogêneo. Não existe diferenciação relevante na oferta.

Diferença entre oligopsônio e monopsônio

Enquanto no oligopsônio temos poucos compradores, em um monopsônio temos apenas um comprador. O exemplo clássico de um monopsônio é da situação em que existem muitos trabalhadores e um único empregador.

Ser um vendedor dentro de um monopsônio é uma situação extremamente indesejável, porque o comprador tem absoluto controle sobre o mercado. Os vendedores vão competir entre si para conquistar o comprador, em uma corrida para oferecer preços cada vez menores. No exemplo dos empregados, eles estariam dispostos a aceitar salários e condições de trabalho inferiores, simplesmente para manter o emprego.

Exemplos de oligopsônios

Um dos melhores exemplos de oligopsônio é o mercado de cacau, controlado por algumas poucas indústrias alimentícias que compram esse produto como insumo. Outro bom exemplo é o mercado de tabaco, controlado pelas poucas indústrias de cigarros. Também podemos mencionar os mercados de aeronaves de grande porte, de telas para cinemas, de combustível para foguetes.

Considerações sobre os oligopsônios

Existem duas considerações interessantes sobre os oligopsônios que merecem sua atenção.

A primeira é que o status quo de um oligopsônio só pode se manter enquanto continuar havendo poucos compradores naquele mercado. E a manutenção desse status é, como vimos, muito vantajosa para os compradores que já estão dentro. Então, os oligopsônios são mercados nos quais é tradicionalmente difícil entrar como comprador.

Vamos tomar como exemplo o caso das indústrias de cigarros. Elas estão em um oligopsônio com os produtores de tabaco. Se uma novas indústrias de cigarros começarem a surgir, essa relação vai se quebrar. Porém, isso não acontece, porque existem várias barreiras de entrada para abrir uma indústria de cigarros, desde questões burocráticas até o altíssimo investimento inicial.

A segunda consideração é que, em geral, a empresa que está na posição de compradora em um oligopsônio também está em posição de vendedora em um oligopólio.

Vejamos novamente o caso das indústrias de cigarros: elas são compradoras no mercado de tabaco, que é um oligopsônio; porém, elas também são vendedoras no próprio mercado de cigarros, que é um oligopólio. Portanto, essas empresas estão em uma posição extremamente confortável em toda a sua cadeia de negócios, do fornecedor de matéria-prima ao consumidor final.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados