Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Taxa Forward

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/07/2020 às 19:20 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Taxa Forward?

Taxa Forward é um tipo de taxa que será aplicada em um contrato financeiro iniciando em data futura. É o mesmo conceito aplicado pela taxa a termo, representando uma operação futura.

Essa é uma taxa muito utilizada para contratos em datas futuras, como acontece bastante em negociações de commodities, moedas ou mesmo no mercado de opções e derivativos.

Antes de seguirmos com a explicação sobre a Taxa Forward, vale explicar uma diferença conceitual com outro tipo de taxa: a Spot.

Taxa Forward x Taxa Spot: qual a diferença?

Outro tipo de taxa muito comum no mercado financeiro é a chamada Taxa Spot, um sinônimo de taxa à vista. Ou seja, neste caso, temos uma taxa acordada a partir do dia de hoje até um vencimento futuro.

Não é o que acontece na chamada Taxa Forward. Neste caso, temos um intervalo de tempo entre a data de hoje e um dia futuro em que ela começa a ter validade. A partir dessa data futura, temos então a aplicação de uma taxa a termo até o vencimento do contrato.

De maneira resumida, portanto, a principal diferença é que há um hiato temporal entre o dia de hoje e o início de validade da Taxa Forward, enquanto que a Taxa Spot vale a partir do momento em que é acordada.

Como funciona a Taxa Forward?

Imagine que, por exemplo, você tenha os seguintes títulos com os respectivos vencimentos e taxas de remuneração:

  • D + 30 = 5%
  • D + 60 = 7%
  • D + 90 = 10%

Essas taxas que acabamos de apresentar são as Taxas Spots. Isto é, elas valem a partir de hoje até a data de vencimento do título. Ou seja, você poderia aguardar 30 dias para receber uma remuneração de 5%, aguardar 60 dias para lucrar 7% ou então segurar a posição por 90 dias visando o recebimento de um lucro de 10%.

No entanto, pode ser que você não queira aguardar esses prazos específicos. Ou até mesmo que não queira que a sua operação financeira se inicie no dia de hoje. É aqui que entra a Taxa Forward, oferecendo negociações intermediárias.

Um exemplo seria firmar um contrato começando no dia 15 (D+15) com vencimento para mais trinta dias. Ou seja, o resgate ocorreria em 45 dias a partir de hoje (D+45).

Para encontrar a taxa dessa operação, naturalmente você encontraria uma Taxa Forward (taxa a termo) que refletirá as ofertas de cada Taxa Spot. Há, portanto, uma relação entre esses tipos de taxas. No entanto, elas são diferentes.

Onde é aplicada a Taxa Forward?

A Taxa Forward é especialmente útil para o mercado futuro, em especial em instrumentos de proteção cambial. Vamos a um exemplo para que fique mais claro.

Imagine que você trabalhe como produtor rural no Brasil, atuando na produção de soja. Essa é uma matéria-prima de alta demanda global e, portanto, você pode ser um exportador.

Para isso, contudo, muito provavelmente utilizará uma moeda diferente do real nos contratos — como o dólar. E, como sabemos, o mercado cambial oferece variações diárias em relação ao valor das moedas.

Ou seja, um instrumento de data futura pode ser utilizado com o foco de proteção do seu capital. Para esse objetivo, no entanto, é preciso acordar o período desejado para aplicação das taxas em datas futuras.

Qual é a função de uma Taxa Forward?

Geralmente, a Taxa Forward é utilizada com caráter de proteção, assim como vimos no exemplo anterior. Ou seja, ela é acordada com bastante antecedência para uma aplicação posterior, indicando um formato de instrumento de hedge.

Outro caso bem comum de aplicação da Taxa Forward está em uma negociação chamada de Operação Estruturada de Volatilidade de Taxa de Juro Forward, um instrumento que centraliza operações com um ativo-objeto no mercado de opções. Desta forma, há redução de risco ao fazê-la com mecanismos isolados.

A sua grande funcionalidade está justamente na possibilidade de "quebrar" prazos diferentes do que seriam oferecidos pelas taxas convencionais (Taxa Spot). E, ao saber pontos da curva de juros, já se torna possível trabalhar com a Taxa Forward.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados