Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

VWAP

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:14/04/2021 às 19:26 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é VWAP?

O VWAP, sigla para Volume Weighted Average Price (Preço Médio Ponderado por Volume, em Português) é uma referência usada pelos traders para determinar o preço de venda de um título.

Baseada no volume e no valor das negociações, essa referência permite verificar a tendência e o valor de mercado das ações de uma empresa. 

Qual é a fórmula do VWAP?

Para calcular esse índice é preciso multiplicar o valor obtido em cada negociação pelo volume negociado. Esse resultado deve ser divido pelo volume negociado, como se pode ver na fórmula:

VWAP = ∑ Preço x Volume / ∑ Volume

Como calcular o VWAP?

Algumas ferramentas calculam o VWAP automaticamente. No entanto, é possível calcular esse índice usando uma planilha e seguindo as seguintes etapas:

  1. Anote o preço médio de venda das ações na abertura da bolsa. Para isso, some o maior valor, o valor mais baixo e o preço de fechamento e divida o resultado por três. O resultado deve ser multiplicado pelo volume negociado no mesmo período;
  2. O valor obtido deve ser divido pelo volume de vendas do período. O resultado será o VWAP;
  3. Para saber o valor do VWAP ao longo do dia, calcule o resultado do preço x volume de cada período. Divida o número obtido pelo volume total de vendas dos títulos até esse ponto. Crie colunas para anotar o resultados obtido. Os resultados cumulativos devem ser divididos entre si para determinar o índice.

O que esse resultado indica?

Muitos investidores utilizam esse índice para comprar ou vender ações com lucro. Muitas empresas compram títulos abaixo do VWAP e vendem acima desse índice, o que fará o preço oscilar acima da média e não abaixo dela. 

Além disso, os investidores podem utilizar essa ferramenta para verificar a tendência do mercado e criar regras de negociação para obter lucros mais significativos. Por exemplo, quando os preços estão acima do VWAP, o ideal é iniciar posições longas. Caso o valor esteja abaixo, o mais indicado é iniciar posições curtas.

Qual a diferença entre o VWAP e a média móvel simples?

A média móvel simples e o volume weighted average price podem produzir gráficos semelhantes. No entanto, esses indicadores são calculados de formas diferentes. 

O VWAP é calculado quando se multiplica o preço pelo volume e o resultado é dividido pelo volume total. Já a média simples é obtida ao somar o preço de venda de um título em determinado período (por exemplo, 10) e o resultado é dividido pelo período analisado (ou seja, 10). Nesse caso, o volume não é contabilizado. 

Limitações do uso do VWAP

O Volume Weighted Average Price é um indicador que deve ser calculado por dia.  Ou seja, as contas precisam ser refeitas na abertura de cada novo período de negociação. Tentar criar um índice que possa ser usado por mais tempo pode implicar em uma média distorcida, o que diminuiria a eficácia da ferramenta.

Embora alguns investidores possam preferir comprar quando o preço de um título estiver abaixo do Volume Weighted Average Price ou vender quando estiver acima, esse índice não é o único fator a ser considerado. 

Quando a tendência é de alta, o preço pode continuar subindo por muitos dias sem ficar abaixo do Volume Weighted Average Price ou cair apenas ocasionalmente. Portanto, esperar que o preço caia abaixo desse índice pode significar uma oportunidade perdida caso os preços subam rapidamente.

Esse índice é baseado em valores passados e não deve ser usado como ferramenta preditiva. Como está ancorado na faixa de preço de abertura do dia, o indicador vai se tornando defasado à medida que o dia avança. É por isso, os gráficos de VWAP e da média móvel se mostram muito semelhantes como o passar do tempo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados