Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
videos

O que é operar comprado?

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/12/2022 às 18:52 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Operar comprado é uma operação financeira na qual um investidor compra um título com a expectativa de vendê-lo por um valor mais alto. Suponha, por exemplo, que um investidor comprou 100 ações da empresa X por R $10 cada uma, ou seja, investiu o total de R $1000. Assim, esse investidor pode vender os papéis recém adquiridos por R $2000, operando comprado com um lucro de R$1000.

Claro, para obter sucesso nessa operação é preciso conhecer o mercado financeiro, a economia global e fazer uma boa análise do cenário atual para encontrar boas opções de investimento. Alguns sinais indicam que determinado ativo poderá se valorizar. Reestruturações societárias, mudança nos hábitos dos consumidores, falência de uma empresa concorrente e aportes financeiros também podem indicar que determinadas ações se valorizaram nos próximos meses.

Vale observar que operar comprado difere de comprar ações para obter rendimentos periódicos, como dividendos. No primeiro caso, o investidor tem o objetivo claro de lucrar com a venda dos papéis e não deseja mantê-los na sua carteira de investimentos por muito tempo.

Além de operar comprado, é possível operar vendido - uma operação menos comum. A ordem dessa segunda operação é invertida, ou seja, o investidor lucra com a venda de ativos e com a sua posterior recompra a um preço inferior. 
Nesse caso, só se obtém lucro caso os ativos se desvalorizem no mercado, o que significa que é importante estudar o comportamento da economia para obter sucesso nessa operação.

Aperte Play e acompanhe até o final.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados